ESDRM vai receber importante congresso satélite

«Responsabilidade Social Corporativa e Gestão do Desporto, Sustentabilidade da Atividade Desportiva» de 30 Abril e 1 Maio 2015

Abordar a dimensão social do desporto, enquanto fator de aproximação das pessoas, na criação de identidades, como instrumento de promoção da inclusão social, da cidadania, da igualdade de oportunidades, de prevenção contra o racismo, a xenofobia e a violência, em suma enquanto instrumento de desenvolvimento humano, é o âmbito do Congresso sobre Responsabilidade Social Corporativa e Gestão do Desporto, subordinado ao tema da Sustentabilidade da Atividade Desportiva, que a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto vão realizar nos próximos dias 30 de abril e 1 de maio.

Com a presença de especialistas e de organizações desportivas que apresentaram boas práticas, algumas delas premiadas em concursos nacionais, no domínio da responsabilidade social, o congresso alterna conferências em sessões plenárias com paneis especializados. Destacam-se os painéis sobre a sustentabilidade da atividade dos clubes desportivos; acessibilidade no desporto de natureza e turismo ativo; projetos de responsabilidade social e sustentabilidade nos municípios; sustentabilidade na gestão de instalações desportivas; e sobre projetos nacionais de promoção de valores de responsabilidade social e sustentabilidade.

ESDRM CONGRESSO DESPORTO FITNESS

Esta iniciativa, realiza-se no âmbito das celebrações do 10.º Aniversário da Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas, e decorre de uma parceria entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, como entidade organizadora, e a Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto e de um grupo de pesquisadores em Responsabilidade Social Corporativa da Universidade de Granada, em Espanha.

O congresso terminará com a apresentação do II Congresso Internacional de Responsabilidade Social e Gestão do Desporto que se realizará em Belém do Pará, no Brasil, pelo professor Christian Pinheiro da Costa,da Universidade Federal do Pará. Em 2014 realizou-se o I Congresso e constituiu-se, neste domínio, uma rede ainda mais alargada nos países ibero-americanos. Deste modo, antecedendo o II Congresso Internacional, que decorrerá no próximo ano no Brasil, em Belém do Pará, realizam-se em diferentes países congressos e conferências com a finalidade de aprofundar o conhecimento e a ação sobre várias áreas da responsabilidade social e de envolver os vários interessados nesta rede, constituída por 24 instituições académicas e profissionais.

 ESDRM CONGRESSO

Realçam-se as conferências de Jorge Olímpio Bento (Universidade do Porto), Sofia Santos (presidente da K-Evolution), Salomé Marivoet (Universidade Lusófona) e de Carlos Barroca (Diretor de Operações da NBA na Índia). A participação dos responsáveis por clubes como o Sport Algés e Dafundo; Ginásio Clube Português; Escolinha de Rugby da Galiza e Clube de Carnaxide Cultura e Desporto ou a cadeia de ginásios GO Fit. Nos municípios, a presença da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis; Câmara Municipal do Seixal; Câmara Municipal de Porto Mós; Câmara Municipal de Almada e Câmara Municipal de Cascais.

Nos projetos de promoção de valores de responsabilidade social e sustentabilidade são de destacar a presença do Espaço Jovem da Quinta do Lavrado (Programa Escolhas); Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto; Projetos da Fundação S.L. Benfica; Academia dos Champs; Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide; Projeto Surf.Art  daAssociação PressleyRidge.

O Congresso dirige-se a diferentes tipos de interessados individuais, de âmbito académico e de intervenção profissional, mas também a organizações que desenvolvem ou pretendam vir a desenvolver práticas de responsabilidade social e que têm a sustentabilidade da atividade desportiva como principal propósito da sua intervenção, nomeadamente: decisores, gestores e técnicos em organizações desportivas de natureza pública (Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais, Empresas Municipais e Juntas de Freguesia) e privada, com ou sem fins lucrativos (Federações, Associações Distritais, Clubes, Empresas da área do Fitness e do Turismo Ativo).

Categorias:Desporto Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.” Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.”
IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques
ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio
DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.