Está a nascer uma melaria na Terra Chã!

Melaria da Cooperativa Terra Chã já está em fase adiantada de concretização

Francisco Camilo, quando  pintava os motivos florais decorativos do exterior da melaria.

Francisco Camilo, quando pintava os motivos florais decorativos do exterior da melaria.

O edifício da antiga escola primária de Chãos está em transformação pela arte e sensibilidade do artista urbano Francisco Camilo! O interior já está remodelado e equipado para receber a melaria comunitária da Terra Chã, onde os seus 53 cooperadores-apicultores vão poder extrair, processar e embalar o seu mel.

A melaria está dotada de quatro espaços de trabalho que são: a receção das alças, a sala de extração, a sala de embalamento e o armazém. O equipamento compreende desoperculadores automáticos, extratores elétricos, tinas de desoperculação e de decantação, equipamentos para a circulação e distribuição do mel e de armazenamento.

A extração e processamento do pólen e das ceras também estão contemplados, viabilizando outras possibilidades de rentabilização das colmeias dos cooperadores…

Data de 3 de julho de 2010, o lançamento da primeira pedra do Centro de Interpretação da Abelha e da Biodiversidade, da melaria comunitária de que se falou nessa altura e que agora está quase pronta. Foto de arquivo do jornal Região de Rio Maior.

Data de 3 de julho de 2010, o lançamento da primeira pedra do Centro de Interpretação da Abelha e da Biodiversidade, da melaria comunitária de que se falou nessa altura e que agora está quase pronta. Foto de arquivo do jornal Região de Rio Maior.

As paredes exteriores transformaram-se em telas para a expressão da arte do Francisco Camilo. A partir da flora da Serra dos Candeeiros, da vida das abelhas e da importância deste simpático inseto para a biodiversidade, o Francisco conjuga uma diversidade de temáticas e de sensibilidades cromáticas, criando um painel gigantesco de múltiplas leituras. Afinal de contas, as abelhas merecem e os apicultores também!…

Texto e fotografias da melaria: A. J.

Categorias:Economia, Em Destaque Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Breves de Rio Maior Breves de Rio Maior
Inscrições para Oficina de Tecelagem em Chãos Inscrições para Oficina de Tecelagem em Chãos
Presidente da Terra Chã em seminário de Mestrado no IPS Presidente da Terra Chã em seminário de Mestrado no IPS
Bênção dos Animais em Chãos (Alcobertas – Rio Maior) Bênção dos Animais em Chãos (Alcobertas – Rio Maior)

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.