Estão aí as Tasquinhas 2015

Tasquinhas 2015

Consagrada à gastronomia regional e cozinha típica do concelho, a Feira das Tasquinhas tem evoluído bastante desde que foi criada há quase três décadas, em 1986, ano em que se realizou nos dias 15, 16 e 17 de Março. A Feira das Tasquinhas de Rio Maior tem uma identidade própria, não se podendo comparar a um festival de gastronomia. Na verdade, este certame é sobretudo uma festa comunitária, que se tem tornado um espaço e um período de convívio das gentes da região, acabando por ser que ser factor, tanto de congregação social, como de desenvolvimento do potencial económico dessa mesma região.

GINA MORAIS

Sustentado pelas suas 14 freguesias, este certame há muito que ultrapassou os limites do concelho de Rio Maior, uma vez que são, em cada vez maior número os participantes de outros pontos do país e até do estrangeiro. Para além da gastronomia regional, a Feira das Tasquinhas é dedicada à doçaria regional e cada vez mais ao vinho local e nacional, através da participação de adegas cooperativas, acabando por ser o somatório da afirmação do orgulho dos Riomaiorenses nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica, enfim, na sua identidade cultural.

Uma das características desta feira é a participação de todas as freguesias do concelho, por vezes com mais de uma tasquinha, as quais são exploradas pelas associações locais ou comissões de melhoramentos, revertendo as receitas para essas mesmas colectividades.

IBERWOUNDS

O mínimo que se pode dizer, é que a Feira das Tasquinhas é um sucesso ano após ano, registando sempre um elevado número de visitantes, que vêm à procura da boa comida e do divertimento. A Feira das Tasquinhas consagra também especial papel ao artesanato local e regional, funcionando paralelamente um sector para esse fim.

Este ano de 2015, a Feira das Tasquinhas vai ter lugar entre os dias 27 de Fevereiro e 8 de Março. Assim, é já amanhã, 6.ª feira, que abre a 30.ª edição das Tasquinhas de Rio Maior. De 2.ª a 5.ª feira as entradas serão gratuitas, nos restantes dias cada bilhete terá um custo de 1,5 € (público geral). Os cartões RM Jovem, Rio Maior 65, ou o cartão de estudante (das escolas da cidade) garantem desconto de 50% na bilheteira. Mais abaixo deixamos-lhe uma alternativa.

Para ter acesso gratuito às Tasquinhas na 6.ª feira, Sábado e Domingo, dias 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março, por favor preste atenção à informação que aqui deixamos em imagem e que será publicada na capa da nossa edição em papel n.º 1377 de 27 de Fevereiro de 2015, nas bancas hoje, 5.ª feira.

Categorias:Tasquinhas 2015 Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

Tasquinhas 2017: 1º prémio foi para Asseiceira Tasquinhas 2017: 1º prémio foi para Asseiceira
Uma holandesa de Poortugaal… Uma holandesa de Poortugaal…
Tasquinhas de Rio Maior em linhas gerais Tasquinhas de Rio Maior em linhas gerais
Tasquinhas de Rio Maior apresentam-se a 14 de março Tasquinhas de Rio Maior apresentam-se a 14 de março

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.