Ex-autarcas do Cartaxo em julgamento

Paulo Caldas

O antigo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Caldas, voltou a sentar-se, juntamente com a sua antiga vereadora, Rute Ouro, no banco dos réus do Tribunal de Santarém, na passada terça-feira.

Depois de um primeiro processo judicial, com origem num relatório elaborado pela Inspecção Geral das Autarquias Locais (IGAL), que na última auditoria que realizou na autarquia cartaxense apontava para diversas irregularidades, levando a que Caldas e Rute Ouro foram acusados de denegação de justiça e peculato de uso (pela utilização indevida de viaturas do município), tendo ambos acabado absolvidos, os autarcas voltam agora a tribunal para se defenderem das acusações de crime de peculato, na forma continuada.

Em causa estão cerca de 605 mil euros que os arguidos terão usado de forma ilegal para pagamentos a um assessor de Paulo Caldas, e para gratificações e subsídios ao comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, entre 2005 e 2009.

De resto, nesta primeira audiência, a defesa dos dois autarcas sustentou-se no desconhecimento e falta de informação, que ambos garantiram ter, acerca da irregularidade e falta de enquadramento legal dos procedimentos que adoptaram durante o exercício das suas funções.

Nos casos detectados pelo IGAL, Paulo Caldas e Rute Ouro sustentam sempre que agiram com a convicção de estar a cumprir a lei.

O julgamento continua amanhã sexta-feira, 27 de Março, com a inquirição de Francisco Casimiro, também ex-vereador no mandato 2005 – 2009.

Categorias:Regional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo
Região | 4 restaurantes de Rio Maior receberam certificados da ERTAR Região | 4 restaurantes de Rio Maior receberam certificados da ERTAR
Região | O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto Região | O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto
Região | «O Riomaiorense», o presente e o futuro da imprensa regional Região | «O Riomaiorense», o presente e o futuro da imprensa regional

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.