Faleceu o Comandante dos Comandantes de Bombeiros

Faleceu a 11/11/2015, nas Caldas da Rainha, Henrique Sales Henriques, o Comandante dos Comandantes

Durante 32 anos ( de 1969 a 2001), Henrique Sales Henriques foi Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha

Henrique Sales Henriques 19 de novembro de 1927 - 11 de novembro de 2015

Henrique Sales Henriques
19 de novembro de 1927 – 11 de novembro de 2015

No próprio dia da morte de Henrique Sales Henriques o presidente da direção, Abílio Camacho e o comandante Nelson Cruz emitiram um comunicado em que se lê:

— A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, os seus corpos sociais o comando, os bombeiros, os autarcas, as instituições, as forças vivas e a população do concelho, honram o seu nome, lembram a sua bravura e o seu altruísmo em prol do seu semelhante e guardarão para sempre a sua imagem de Bombeiro Exemplar, Homem de Bem e Cidadão de Grande Craveira Moral.

O para sempre cognominado “Comandante dos Comandantes” faleceu na tarde do dia 11 de novembro de 2015.

Henrique Sales Henriques prestou um serviço ininterrupto de 50 anos com Dedicação e Mérito à Associação e ao seu Corpo de Bombeiros, para onde entrou em 1961, para vice-presidente da direção, e onde ocupava atualmente o cargo de presidente da assembleia geral.

Com uma história que o liga à fundação desta Associação de bombeiros, porque é neto do seu fundador, iniciou naquela data as funções de vice-presidente da direção, sendo em 1969 convidado para comandante do Corpo de Bombeiros, cargo que ocupou até 2001, portanto com uma carreira de 32 anos de comando com zelo e dedicação que o catapultou para os lugares cimeiros de prestígio desse nobilíssimo cargo, a nível concelhio, distrital e nacional.

Em 1984 foi nomeado comandante da Zona Operacional Leiria Sul, por despacho do então inspetor regional de Bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo. Também neste cargo o comandante Henrique Sales Henriques destacou-se nas suas elevadas qualidades de homem e comandante granjeando o respeito e dedicação de todos os que consigo colaboraram.

Foi presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria dando àquele órgão um destaque nacional pelas posições firmes e por vezes contundentes que tomou em diversas reuniões e fóruns, sempre na defesa dos interesses dos bombeiros do seu distrito e de Portugal.

Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, onde ocupou o cargo de responsável pela Proteção Civil num período em que os bombeiros de Caldas da Rainha reconheceram a dedicação e profissionalismo de um autarca atento aos problemas da segurança e proteção civil do seu concelho, refletido nas propostas que apresentou e defendeu em sede própria.

Foi eleito deputado à Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, onde uma vez mais são recordadas as suas “acesas intervenções” sempre em nome e na defesa dos bombeiros do seu concelho e do seu distrito.

É detentor das maiores e mais elevadas condecorações que refletem a exemplaridade do cidadão caldense e de bombeiro de Portugal, designadamente:

  • Medalha de Mérito da cidade de Caldas da Rainha Grau OURO – 15 de maio de 2001;
  • Medalha de Serviços Distintos Grau Prata da Liga dos Bombeiros Portugueses – 11 de setembro de 1981;
  • Medalha de assiduidade 15 anos, Grau OURO da Liga dos Bombeiros Portugueses – 7 de outubro de 1985;
  • Medalha de Serviços Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses – 8 de junho de 1989;
  • Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses – 6 de Janeiro de 2001.

Partiu de entre nós aos 88 anos mas permanecerá sempre no quartel sede da Associação que construiu, atento e preocupado com o seu Corpo de Bombeiros, não sendo raras vezes um “crítico atento” mas muito amigo dos homens e mulheres bombeiros, muitos que ele próprio influenciou pelo seu exemplo na sua entrada para a grande família dos Soldados da Paz, onde ainda hoje permanecem com os olhos postos “no seu Comandante de sempre”.

Em Caldas da Rainha, no distrito de Leiria em particular e na generalidade em todo o Portugal o Comandante Henrique Sales Henriques, homem com uma lucidez invejável, foi uma figura de referência cívica e de espírito de sacrifício e dedicação sem precedentes.

O Comandante Sales Henriques simboliza o empenho do homem para com o seu semelhante.

Ainda hoje é recordada a sua abnegação e coragem demonstrados nos teatros de operações, na luta contra o fogo, urbano, florestal ou industrial.

Coordenador e líder nato e incontestável, mereceu o respeito de bombeiros e população que o reconhecem, como o Comandante distinto, generoso e de coragem ímpar, sempre orgulhoso da sua farda de bombeiro que envergou até à sua morte, com respeito e emoção.

Personalidade a quem muito devem os bombeiros caldenses, os bombeiros do distrito de Leiria e bem assim os bombeiros de Portugal pelo exemplo de cidadania, dedicação e humanitarismo, era o seu símbolo na qualidade de presidente da assembleia geral da sua Associação de sempre.

Por deliberação da direção e comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, em sua reunião de 7 de novembro de 2010, foi assumido por unanimidade propor a atribuição ao Comandante do Quadro de Honra e Presidente da Assembleia Geral, Henrique de Almeida Sales Henriques, a condecoração máxima atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a Fénix de Honra, constante no artº 5 no Regulamento de Distinções Honoríficas.

Tal distinção foi de imediato aceite pela Confederação dos Bombeiros de Portugal e é o primeiro galardão máximo atribuído a título individual a uma personalidade nacional pelos serviços distintos prestados à causa dos soldados da paz a nível do nosso país.

No dia 15 de maio de 2011, a Fénix de Honra foi-lhe entregue em cerimónia que teve lugar na presença das mais altas individualidades do distrito, com relevo para os autarcas do Município e das suas freguesias, de diversos comandantes das corporações do distrito, de todo o Corpo Ativo, Fanfarra e Quadro de Honra e respetivas famílias, de muitos populares, amigos e familiares próximos.

Tratou-se de uma cerimónia plena de simbolismo, significado e emoção que representou uma singela mas justa homenagem das entidades públicas e privadas e sobretudo das populações do concelho de Caldas da Rainha e da região em relação a uma das maiores figuras dos Bombeiros Portugueses.

Com 88 anos, neto de um dos fundadores dos Bombeiros das Caldas, Henrique Sales Henriques era nessa altura presidente da assembleia geral da Associação.

Emocionado quando lhe foi comunicada a condecoração, Sales Henriques dedicou-a a todos que o ajudaram durante todos os anos que esteve nos Bombeiros. “Nenhum homem vai a lado nenhum sozinho”, afirmou. A sua farda foi sempre “o fato-macaco para ir combater os fogos com os meus homens”.

Após a cerimónia, junto à entrada do quartel, o governador civil descerrou um busto de homenagem ao Comandante Henrique Sales, que perpetuará a sua memória entre nós.

A direção e os corpos diretivos da Associação honram a memória do seu “querido Comandante Henrique Sales e nosso Presidente da Assembleia Geral, nesta hora de luto e endereçam à esposa, Dra. Lassalete, e a toda a família os mais respeitosos pêsames e a sua solidariedade, na certeza de que o Comandante Henrique Sales Henriques permanecerá sempre entre nós, através da sua imagem de valoroso Bombeiro e do seu exemplo de Cidadão de Mérito Exemplar”.

O corpo recebeu no dia 11 honras da população no Salão Nobre dos Bombeiros onde permaneceu até ao dia 12.

Após missa no Quartel Sede pelas 11h30, de sexta-feira, dia 13 o féretro seguirá em cortejo para o Mausoléu dos Bombeiros, sito no cemitério de Santo Onofre em Caldas da Rainha.

Categorias:Regional Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Bombeiros de Azambuja têm um veículo novo Bombeiros de Azambuja têm um veículo novo
Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios
O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp
Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros Ciclismo: 12ª Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.