Famílias de acolhimento de estudantes: candidaturas abertas

A Intercultura – AFS Portugal abriu candidaturas para famílias receberem estudantes estrangeiros em sua casa.

Em setembro chegam a Portugal 80 estudantes do Ensino Secundário de cerca de 20 países, para participarem num intercâmbio intercultural promovido pela associação Intercultura – AFS.

Os jovens têm entre 15 e 18 anos e chegam de países como a Itália, Turquia, Estados Unidos, Costa Rica, República Dominicana, México, Japão, Tailândia, entre outros, para participarem num intercâmbio de um trimestre, semestre ou ano lectivo em Portugal.

Durante o tempo do seu intercâmbio vão viver com uma Família de Acolhimento voluntária, estudar na Escola Secundária do local onde forem acolhidos e relacionar-se com a comunidade envolvente.

Neste momento a associação procura famílias para acolher estes jovens em sua casa. O núcleo familiar que acolhe não tem de corresponder a um modelo específico, podendo ser famílias monoparentais, com membros de diferentes idades, com ou sem filhos.

As famílias podem ainda estar localizadas de norte a sul do país, incluindo as ilhas. A associação conta com núcleos locais que apoiam esta experiência de acolhimento.

Paula Belbut mora no Funchal e acolhe estudantes desde 2011. Em Setembro, pela quarta vez, irá acolher uma estudante da Flandres (Bélgica). Paula considera que acolher estudantes em sua casa tem “proporcionado uma experiência muito rica e gratificante, tanto ao nível da partilha de culturas, como também dos afetos. Ganhamos um novo membro da família para toda a vida!”, afirma.

A Familia de Paula Belbut, do Funchal, é uma Familia de Acolhimento.

A Família de Paula Belbut, do Funchal, é uma Família de Acolhimento.

De igual modo, a família Moura, de Gondomar, tem dois filhos jovens em casa e este ano acolheram uma estudante de Itália. Consideram que este encontro entre diferentes culturas “prepara a formação de jovens mais libertos de estereótipos, mais bem preparados para o Mundo Global.”

Em Gondomar reside a Família Moura, que também é uma Família de Acolhimento.

Em Gondomar reside a Família Moura, que também é uma Família de Acolhimento.

As candidaturas para famílias de acolhimento estão abertas no site (www.intercultura-afs.pt) e no blogue (www.acolhaestudantesafs.org/) da Intercultura­ – AFS Portugal, associação promotora da iniciativa. Visite também: www. facebook.com/Intercultura.AFS.Portugal

Nota sobre a Família de Acolhimento AFS

O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um ou uma jovem estrangeiro/a que vem estudar durante um trimestre. semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal. Uma família de acolhimento AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento). O Programa visa proporcionar aos diferentes participantes – família e estudante acolhido – uma experiência de aprendizagem intercultural, em que ambas as partes entram em contacto com novas referências culturais.

O que é a Intercultura-AFS Portugal?

A Intercultura-AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral. A Intercultura-AFS faz parte de uma rede internacional representada em 56 países e com sede em Nova Iorque – EUA. A nível internacional, a rede AFS é membro oficial da UNESCO e, em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning CEFIL) e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Categorias:Educação, Em Destaque Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Aberto o 25º Concurso Jovens Cientistas Aberto o 25º Concurso Jovens Cientistas
O maior concurso de empreendedorismo em Portugal O maior concurso de empreendedorismo em Portugal
Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural
Candidaturas para o Prémio FAQtos 2017 já abriram Candidaturas para o Prémio FAQtos 2017 já abriram

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.