Fandango a Património Imaterial da Humanidade

Cartaxo lidera candidatura de Fandango a Património Imaterial da Humanidade.

O fandango interpretado pelo Rancho Folclórico de Valada do Ribatejo.

O fandango interpretado pelo Rancho Folclórico de Valada do Ribatejo.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva, quando em 8 de maio deste ano visitou o Cartaxo onde teve uma reunião de trabalho com operadores turísticos e promotores de eventos do concelho, anunciou a parceria que a ERTAR estabeleceu com a autarquia, para a apresentação da candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade.

Nessa altura, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente do Município do Cartaxo considerou que a parceria entre as duas instituições iria “dar ao Fandango o reconhecimento que lhe é devido – de expressão cultural diferenciadora de uma região, de um povo, única no mundo e, a partir de agora, com reconhecimento mundial”.

O autarca assumiu-se orgulhoso “de ver o Cartaxo a liderar esta candidatura, comentou que “o Fandango, dança de desafio, é a expressão genuína da nossa identidade cultural” e lembrou que “o concelho tem a preciosa singularidade de todas as suas freguesias terem rancho folclórico com forte expressão na representação do Fandango”, pelo que a participação desses mesmos ranchos folclóricos “será crucial na promoção desta candidatura”.

Uma reunião de trabalho no âmbito da referida candidatura teve lugar ontem, quinta-feira, 16 de junho, envolvendo a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, bem como os ranchos folclóricos do concelho. Já hoje, sexta-feira, dia 17, Pedro Magalhães Ribeiro reúne-se com o presidente e o vice-presidente da Federação de Folclore Português, Fernando Ferreira da Silva e Daniel Café, respetivamente. Daniel Café é também antropólogo da Federação.

Categorias:Artes e Cultura

Também pode ser do seu interesse:

Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM. Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM.
18 medalhas para o Clube de Natação, entre Rio Maior e Sevilha 18 medalhas para o Clube de Natação, entre Rio Maior e Sevilha
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.