Festival Capital do Vinho apresentou tradições do Cartaxo

Centenas de pessoas acorreram à Praça 15 de Dezembro, em frente à Câmara Municipal, para assistir ao 1.º Festival de Folclore Capital do Vinho, que decorreu no Cartaxo, na noite de 16 de Agosto e levou ao palco ranchos folclóricos representantes de seis regiões do país.

Organizado pela União dos Ranchos Folclóricos do Concelho do Cartaxo, o Festival contou com a participação dos ranchos folclóricos de Tabuado (Marco de Canaveses), Malpique (Abrantes), Flores da Primavera (Guisado – Caldas da Rainha), Cabeça Veada (Porto de Mós), de Canados (Alenquer) e o Grupo Etnográfico Bairrada Ribeirinha Peréns – Oliveira do Bairro). O Rancho Folclórico de Góis, que fazia parte do programa do Festival, não pôde estar presente.

Para além do folclore dançado no palco, o público pôde ainda conhecer algumas profissões e tradições do concelho, encenadas pelos elementos dos vários ranchos folclóricos – da casa da costureira à horta com os legumes da época, passando pela adega onde se pisaram as uvas e pelo forno a lenha onde foram cozidas as típicas Caspiadas de Pontével, foi mostrado o dia-a-dia de outras épocas.

O Festival encerrou com uma actuação surpresa; um grupo constituído por elementos de todos os ranchos folclóricos do concelho subiu ao palco para dançar em conjunto, numa “actuação que simboliza a união que os nossos ranchos souberam construir, em torno de objectivos comuns”, comentou Pedro Magalhães Ribeiro, presidente do Município do Cartaxo.

“Ao longo da nossa história temos mostrado esta capacidade de resistir às adversidades, de encontrar soluções para os problemas, superando-os com criatividade e capacidade de nos unirmos em defesa dos nossos valores, daquilo que nos faz únicos e, por isso, nos valoriza. A União dos Ranchos Folclóricos do Concelho do Cartaxo é um exemplo de como as nossas diferenças não são factor de divisão, mas antes de reforço da nossa identidade”, afirmou o autarca, que agradeceu a todos os ranchos folclóricos a sua presença, assim como a todos os elementos da União de Ranchos, que trabalharam para “oferecer ao Cartaxo, esta noite de música e dança, mas também de convívio e amizade”.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe
4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas 4.ª Exposição Canina de Raças Portuguesas
Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura
MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.