Festival de Desportos Náuticos da ESDRM, em Peniche, foi muito concorrido

Decorreu em Peniche, de 14 a 17 de Maio o 1º Festival de Desportos Náuticos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O programa de atividades foi coordenado pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior ( ESDRM ) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, Bombeiros Voluntários de Peniche e Peniche Surfing Clube.

Os Professores Henrique Frazão, Vitor Milheiro e Telmo Teotónio, foram os responsáveis por este projeto que, no âmbito da Unidade Curricular de Desporto de Natureza III e com a preciosa colaboração dos alunos finalistas do Curso de Desporto Natureza e Turismo Ativo, levaram a cabo a concretização deste fantástico e inovador evento.

Veja, em seguida, a galeria de imagens do evento (basta clicar na imagem para mudar a fotografia, ou em “ver miniaturas…”).

Não menos importante foi o precioso contributo dos parceiros envolvidos. A destacar a Naturexperience, RPF Kayaks, ThreeHouse, Peniche Kitecenter, G3 SurfShop e kayaksurf.net prestaram o seu precioso contributo para o sucesso deste evento.

Este festival teve como primordial objetivo a divulgação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e para isso estendeu esta atividade de forma totalmente gratuita a diferentes entidades, nomeadamente, CERCI Peniche, CERCI Nazaré, CERCI Caldas da Rainha, Desporto Escolar do agrupamento de Escolas da Escola Secundária Luís Ataíde (Peniche), Colégio Rainha Leonor (Caldas da Rainha), Escola Profissional de Rio Maior, Escola Secundária Dr. Augusto César Ferreira (Rio Maior), Escola Secundária do Juncal, Agrupamento de Escolas de Santo Onofre (Caldas da Rainha) e Escola Secundária de Leiria.

Com base na diversidade das modalidades que foram praticadas na água, pensámos transmitir noções técnicas de cada uma delas, mas sobretudo, valores e benefícios e assim promover o potencial das atividades náuticas.

Todo o festival decorreu em Peniche na Praia da Gamboa, sendo que, no primeiro dia de festival a intervenção recaiu sobre o Desporto para Todos e ainda para o Desporto Escolar. Neste dia realizamos atividade de surf e kayaksurf para quase 40 participantes, os quais relataram testemunhos únicos de alegria e entusiasmo. No segundo e terceiro dias, a população contemplada foram as escolas e no decorrer destes dois dias, aproximadamente 180 alunos tiveram a oportunidade de experimentar várias modalidades como o surf; kayaksurf; bodysurf; canoagem; bodyboard e paddle.E já no terceiro e último dia, o evento foi aberto a toda a comunidade que apareceu em peso e esgotou a quase totalidade dos workshops que, durante todo o dia estiveram em funcionamento. Foram quase 280 pessoas que, entre miúdos e graúdos, aproveitaram o excelente dia de sol e calor para desfrutarem estes desportos de água.

Em jeito de resumo, “podemos dizer que este evento foi um sucesso e isto porque a vários níveis conseguimos exceder as nossas expetativas.”- confessam os responsáveis pelo evento, acrescentando ainda que “a forma consciente e responsável com que, os alunos finalistas do curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo, prepararam, organizaram e conduziram estes dias de atividade foi exemplar.”

A capacidade reunida para conduzir este tipo de atividades para pessoas deficientes foi um desafio que, foi ultrapassado com distinção e a satisfação manifestada por eles teve um sabor ímpar.

Os alunos do desporto escolar, tiveram aqui a oportunidade de vivenciarem uma modalidade para eles inovadora e com isso a possibilidade de um dia voltarem a fazer.

Relativamente às diferentes escolas presentes, os seus alunos ficaram a conhecer com mais detalhe o Curso de Licenciatura de Desporto de Natureza e Turismo Ativo, mas sobretudo experimentaram um conjunto de modalidades náuticas cujo feedback foi muito gratificante e compensador.

No dia destinado à comunidade que, apareceu em peso, foram feitos muitos elogios ao tipo de iniciativa, mas, sobretudo à qualidade das atividades realizadas. Agradecendo inúmeras vezes o fato de poderem realizar estas atividades devidamente enquadradas e de forma gratuita e foram feitos pedidos para que esta iniciativa tivesse carácter sistemático.

É isso mesmo que vai acontecer, pois já está marcado o, 2º Festival de Desportos Náuticos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior 2015.

Categorias:Rio Maior

Também pode ser do seu interesse:

Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Futuro Salarium – Museu do Sal ficará situado na Fonte da Bica Região | Futuro Salarium – Museu do Sal ficará situado na Fonte da Bica
Região | Crónicas de Lisboa – Tema: Saudades do futuro Região | Crónicas de Lisboa – Tema: Saudades do futuro
Região | RMSC goleia Bombarralense na apresentação dos seniores Região | RMSC goleia Bombarralense na apresentação dos seniores

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.