Fez-se luz e aumentou a cegueira

Fez-se luz e aumentou a cegueira.

Texto: Garcia Cruz - Monitor de Tai Chi Chuan e Qi Gong.

Texto: Garcia Cruz.

Depois que o homem descobriu a electricidade os seus ritmos biológicos não param de sofrer atentados e alterações. O Dia e a noite já não são o que eram para a maioria das pessoas, sobretudo para as gerações mais novas. Agora somos pequenos deuses. Criámos a luz e com ela construímos um mundo novo dentro de um mundo sábio e maravilhoso que insistimos em desprezar. Agora é “dia” sempre que queremos e nos convém. Esquecemos, cada vez mais, que somos parte integrante de um sistema natural que, com seus ciclos e ritmos tende sistematicamente para o equilíbrio. Romper esse equilíbrio, tentando escapar-lhe, cedo determina o aparecimento dos mais variados transtornos na saúde e qualidade de vida. Problemas que antes eram raros fazem hoje parte da vida pessoal de um crescente e imparável número de pessoas. Insónia, diminuição de memória, atenção, raciocínio, aumento de sonolência, alterações de humor, risco aumentado de hipertensão arterial, de diabetes, aumento de peso, disfunção sexual, ansiedade, depressão, diminuição da imunidade, câncer, etc. são, em muito, o resultado do modelo de vida não natural que estamos a construir.

Diz a ciência, há muito tempo, que o ser humano deve passar cerca de um terço da sua vida a dormir. Parece ser assim que estamos programados. Mas será essa a realida-de de hoje? Quantos de nós, adultos, sobretudo jovens e principalmente adolescentes e mesmo crianças, ainda dormimos 7 ou 8 ou 9 horas diárias? Quantos de nós acordamos, ao início do dia, alegres e bem-dispostos, cheios de energia para a vida? Quantos de nós, adultos, prescindimos do auxílio de medicação para combater a insónia?

É inegável a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. Dormir bem (atenção também à qualidade e idade do colchão), significa respeitar a quantidade de horas necessárias de sono e que esse sono seja reparador e natural. O número de horas de sono será aquele após o qual a pessoa passa pelo período de vigília com bom estado de alerta, de humor, de desempenho cognitivo (atenção, memória e raciocínio). A qualidade do sono, essa é determinada essencialmente pelos bons hábitos de vida (disciplina do sono, alimentação, exercício, cuidados com a saúde e higiene mental e espiritual, entre outros). Estudos diversos já comprovaram que a privação de sono ou de alguns dos seus estágios desencadeia afectação em diversas esferas do organismo.

Todos querem hoje viver a vida com intensidade sem no entanto lhe associar qualidade. A natureza tem um ritmo intrínseco e natural que nos transcende, absorve e integra numa tendência harmoniosa. Imaginemos que somos um motociclista que actua no tradicional e já pouco conhecido “poço da morte”. Podemos acelerar mas se o fizermos em demasia sairemos perigosamente projectados para fora do palco de actuação. Por outro lado se desacelerarmos rápida e excessivamente, depressa perderemos o equilíbrio e tombamos de forma desastrosa. O segredo está em saber mover-se em segurança entre os extremos. Temos o comando de nossas vidas mas precisamos usá-lo com inteligência. Devemos sempre procurar o equilíbrio. Essa é a ordem e a tendência presente em todos os fenómenos vivos que nos rodeiam. Há uma lei universal fundamental que os mestres orientais chamam de Yin/Yang da qual somos inseparáveis. Esse é o caminho ou o Tao como eles lhe chamam. Não adianta ignorá-lo.

Categorias:Uncategorized Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Crónicas de Lisboa: «Os livros que ninguém lê» Crónicas de Lisboa: «Os livros que ninguém lê»
Estudo pioneiro relaciona Universidades Seniores com Marketing Estudo pioneiro relaciona Universidades Seniores com Marketing
CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto
Torneio Inter-regional Especialista na Piscina Olímpica de Rio Maior Torneio Inter-regional Especialista na Piscina Olímpica de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.