Final do Europeu de Sub 16 em Basquetebol Fem. 2015

Portugal joga hoje, 23 de agosto, a final com a República Checa, depois de ter batido ontem, sábado, a Espanha, nas meias-finais, por 64-44.

A Seleção Nacional festejando o apuramento para a final.

A Seleção Nacional festejando o apuramento para a final. Mariana é a primeira à esquerda.

A Europa do Basquetebol nem quer acreditar que da “ocidental praia Lusitana” se “alevantou” tão jovem equipa como é a Seleção Nacional Portuguesa de Sub 16 que fez frente às grandes potências com a qualidade e eficácia do seu jogo e muita “alma, coração e vida”, abrindo caminho entre elas para a final, até remover o último obstáculo: a Espanha, por 64-44!

Hoje, domingo, dia 23, em Matosinho, a seleção de Portugal terá pela frente a partir das 19h45, a também forte seleção da República Checa, a última que lhe resta vencer para erguer a taça de Campeã da Europa. É a primeira final europeia da história da seleção portuguesa.

Ontem, frente à Espanha, Portugal começou bem; a Espanha não encontrava soluções e faltava-lhe convicção na hora de fazer cesto. Aos 6 minutos as portuguesas ganhavam por 7-2. Apesar de não ter sido o melhor jogo ofensivo de Portugal as espanholas não conseguiam marcar e a 1 minuto e meio do fim do 1º período Portugal vencia por 12-2. Porém, a 34 segundos a Espanha marcou mais 2 pontos e da linha de lance livre, colocando o resultado em 12-4.

Portugal reentrou bem no 2º período, com 2 triplos. A Espanha tentava reduzir a diferença mas sem grande sucesso. Com 6 minutos para jogar a seleção portuguesa conseguiu novo triplo, colocando-se a vencer por 23-8. “Intratáveis na defesa as bombas também já caiam e a diferença ia aumentando”, escreve pessoa da Federação. Aos 5 minutos deste período já Portugal vencia por 26-8 e logo a seguir por 28-8. O intervalo chegou com 30-15 para Portugal.

Algo recuperada, a equipa espanhola entrou na 2ª parte a fazer 5 pontos num minuto; era o 30-20. Portugal precisava de pontos, surgiram 4, mas a Espanha estava transfigurada para melhor e já não queria perder o momento reagindo com mais 4 que mantinha a diferença de 10 pontos à passagem do 5º minuto. Foi uma fase do jogo de muitos nervos, a prejudicarem a qualidade de jogo mas Portugal ia aproveitando para manter a diferença nos dois dígitos. A Espanha defendia em campo inteiro mas Portugal ia conseguindo resistir às investidas e os decisivos 10 minutos chegavam com 42-30.

O primeiro cesto do 4º período foi espanhol mas Portugal respondeu de pronto com 4 pontos consecutivos e em dois minutos voltava a ter os 14 pontos à maior. O tempo corria a favor de Portugal mas a 4ª falta de Beatriz Jordão a 7 minutos do fim trazia alguma apreensão. Nada que as pupilas de Agostinho Pinto não soubessem ultrapassar. E saiu uma bomba que dava 15 pontos a 5,25 do terminus (51-36). Foi como uma facada nas esperanças espanholas. Portugal começava a tornar real mais um feito histórico, único, inigualável. Ponto atrás de ponto a diferença aumentava e quando a cerca de 3 minutos do fim 20 pontos separavam as equipas, já todos sabiam que Portugal estava na Final, derrotando a poderosa Espanha por claríssimos 20 pontos de diferença! Foram 64-44!

A festa, logo que o jogo com a Espanha terminou com a vitória portuguesa.

A festa, logo que o jogo com a Espanha terminou com a vitória portuguesa.

Entretanto, a crítica foi apontando a basquetebolista de Rio Maior, Mariana Silva, como a mais elegante, flexível e eficaz atacante da Seleção Nacional Portuguesa, atingindo os quartos-de-final como a marcadora portuguesa de topo com uma média de 11.3 pontos por jogo, exercendo a sua influência em mais de 50% do campo.


Rio Maior, 23 de agosto de 2015 – 22h20

ACABOU-SE O SONHO… POR AGORA

A República Checa acaba de se sagrar Campeã Europeia de Basquetebol Feminino de Sub 16 anos – Divisão A, ao vencer Portugal, na final, por 79-55.

Recorde-se que a Seleção Nacional assegurou a participação no Mundial de 2015 em Sub 17.

Parabéns às jogadoras e à equipa técnica da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Glória às vencedoras! Honra às vencidas!

A Seleção Nacional da República Checa, Campeã Europeia de Basquetebol Feminino - Divisão A 2015.

Em Matosinhos, a Seleção Nacional da República Checa sagrou-se Campeã Europeia de Basquetebol Feminino – Sub 16 – Divisão A – 2015, vencendo Portugal, na final, por 79-55.

Fotos: FIBA/Viktor Rebay, com a devida vénia.

Categorias:Basquetebol Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Corfebol: Torneio para Todos em Rio Maior Corfebol: Torneio para Todos em Rio Maior
Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional
José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior
Recordando Eugénia Lima a propósito da 17ª Gala Recordando Eugénia Lima a propósito da 17ª Gala

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.