Foi de Paris a Bordéus sem condutor!

Um protótipo PSA percorreu o trajecto Paris-Bordéus, 580 quilómetros, em modo autónomo.

03-10prototipo

Na sexta-feira, 2 de outubro de 2015, um dos 4 veículos autónomos da PSA Peugeot Citroën percorreu o trajeto Paris – Bordéus por auto-estrada, para participar no Intelligent Transport Systems (ITS) World Congress, de 5 a 9 de outubro.

Os 580 km foram percorridos em modo autónomo, sem a intervenção do condutor. A viatura somente ajustou a sua velocidade e as suas ultrapassagens em função dos outros veículos, dos limites legais e da infraestrutura.

O Grupo é o primeiro construtor a ter obtido, em Julho de 2015, as autorizações necessárias para fazer rolar já 4 protótipos autónomos em estrada aberta e uma quinzena de protótipos a partir de 2016.

Para responder à evolução dos utilizadores e das exigências dos clientes em matéria de mobilidade, a PSA Peugeot Citroën desenvolve as soluções tecnológicas que estarão nos carros de amanhã, sempre mais inteligentes, para melhorar o conforto dos utilizadores. As funções autónomas permitirão diminuir o número de acidentes ligados aos erros humanos e reduzirão a fadiga do condutor em situação de condução monótona. Os projetos já avançados irão concretizar-se rapidamente, para uma chegada progressiva das funções de delegação de condução em modelos de série.

Por ocasião desta estreia em França, Carlos Tavares, presidente da direção da PSA Peugeot Citroën declarou: “O trajeto realizado hoje pelo nosso protótipo prova que já não estamos na ficção científica em matéria de veículos autónomos. Esta realidade faz-nos entrar numa nova era da mobilidade, que eu prevejo ser apaixonante.”

ITS World Congress de Bordéus

A PSA Peugeot Citroën apresenta, no 22º ITS World Congress,  o veículo autónomo, bem como os sistemas de comunicação «Car to Car» ou «Car to infrastructure». Estes sistemas permitem constituir uma nova fonte de informação, possibilitando conhecer melhor o ambiente que rodeia o veículo, a partir das informações fornecidas pelos outros veículos ou pelas infraestruturas. O objectivo é melhorar a segurança dos utilizadores da estrada, bem como reduzir o número de acidentes, antecipando certas situações críticas.

Categorias:Tecnologias Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
ASFIC estagia em hotel de Setúbal ASFIC estagia em hotel de Setúbal
GNR realizou sessão de hipoterapia em Tomar GNR realizou sessão de hipoterapia em Tomar

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.