Foi de Paris a Bordéus sem condutor!

Um protótipo PSA percorreu o trajecto Paris-Bordéus, 580 quilómetros, em modo autónomo.

03-10prototipo

Na sexta-feira, 2 de outubro de 2015, um dos 4 veículos autónomos da PSA Peugeot Citroën percorreu o trajeto Paris – Bordéus por auto-estrada, para participar no Intelligent Transport Systems (ITS) World Congress, de 5 a 9 de outubro.

Os 580 km foram percorridos em modo autónomo, sem a intervenção do condutor. A viatura somente ajustou a sua velocidade e as suas ultrapassagens em função dos outros veículos, dos limites legais e da infraestrutura.

O Grupo é o primeiro construtor a ter obtido, em Julho de 2015, as autorizações necessárias para fazer rolar já 4 protótipos autónomos em estrada aberta e uma quinzena de protótipos a partir de 2016.

Para responder à evolução dos utilizadores e das exigências dos clientes em matéria de mobilidade, a PSA Peugeot Citroën desenvolve as soluções tecnológicas que estarão nos carros de amanhã, sempre mais inteligentes, para melhorar o conforto dos utilizadores. As funções autónomas permitirão diminuir o número de acidentes ligados aos erros humanos e reduzirão a fadiga do condutor em situação de condução monótona. Os projetos já avançados irão concretizar-se rapidamente, para uma chegada progressiva das funções de delegação de condução em modelos de série.

Por ocasião desta estreia em França, Carlos Tavares, presidente da direção da PSA Peugeot Citroën declarou: “O trajeto realizado hoje pelo nosso protótipo prova que já não estamos na ficção científica em matéria de veículos autónomos. Esta realidade faz-nos entrar numa nova era da mobilidade, que eu prevejo ser apaixonante.”

ITS World Congress de Bordéus

A PSA Peugeot Citroën apresenta, no 22º ITS World Congress,  o veículo autónomo, bem como os sistemas de comunicação «Car to Car» ou «Car to infrastructure». Estes sistemas permitem constituir uma nova fonte de informação, possibilitando conhecer melhor o ambiente que rodeia o veículo, a partir das informações fornecidas pelos outros veículos ou pelas infraestruturas. O objectivo é melhorar a segurança dos utilizadores da estrada, bem como reduzir o número de acidentes, antecipando certas situações críticas.

Categorias:Tecnologias Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | CDS a favor da continuidade da coligação com PSD na Câmara Região | CDS a favor da continuidade da coligação com PSD na Câmara
Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior
Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana
Região | Município de Rio Maior aprova 95 500€ para o associativismo Região | Município de Rio Maior aprova 95 500€ para o associativismo

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.