Força Naval de Reação NATO reativada em Lisboa

A fragata da Marinha Portuguesa, D. Francisco de Almeida.

A fragata da Marinha Portuguesa, D. Francisco de Almeida.

A Força Naval de Reação da NATO, Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) será reativada em Lisboa na próxima segunda-feira dia 8 de junho, pelas 18h00, no cais de Santa Apolónia. A cerimónia militar terá lugar a bordo do Navio-almirante NRP D. Francisco de Almeida e marcará o início do Comando Português desta Força NATO, pelo Contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia.

A presidir à cerimónia estará o Vice-almirante Peter Hudson (Royal Navy), Comandante do Allied Maritime Command em Northwood.

Durante o período de Comando do Contra-almirante Silvestre Correia, a SNMG1 participará ativamente na Operação «Active Endeavour», no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. A Força irá também realizar operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro e no Mar Báltico. Tem previsto participar em vários exercícios NATO, incluindo o «Trident Juncture 15», que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Para além do Navio-almirante português, a SNMG1 será composta pela fragata holandesa de defesa aérea HNLMS Tromp e outras Unidades Navais que integrarão a Força em breve.

A SNMG1 é uma das quatro Forças que garantem à NATO, a manutenção de uma capacidade marítima permanente, para ser empregue em operações e outras atividades, quer em tempo de paz quer em períodos de crise ou conflitos.

Categorias:Diversos Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | “Staff” da EPRM foi à descoberta da capital portuguesa Região | “Staff” da EPRM foi à descoberta da capital portuguesa
Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia
Bordallo Pinheiro no Areeiro Bordallo Pinheiro no Areeiro
Mais camas de Cuidados Continuados Integrados em LVT Mais camas de Cuidados Continuados Integrados em LVT

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.