Ginja de Óbidos e Alcobaça ganha IGP da Comissão Europeia

Ginja de Óbidos e Alcobaça passou a ter Indicação Geográfica Protegida

IGPA Ginja de Óbidos e Alcobaça tornou-se em fins de junho último em mais um dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), classificação esta atribuída pela Comissão Europeia a produtos produzidos tradicionalmente numa determinada região.

A Ginja de Óbidos e Alcobaça é “um pequeno fruto da família das cerejas com uma forte concentração de açúcares e ácidos. Este fruto é cultivado na região da Serra dos Candeeiros, um parque natural no centro do país junto ao Oceano Atlântico. São fabricados muitos produtos a partir desse fruto”, tais como “licores, chá ou doçarias”, descrevem os serviços da Comissão Europeia em Portugal.

A área geográfica de produção do licor de ginja – a ginjinha – abrange os concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral e ainda algumas freguesias do concelho de Porto de Mós, distinguindo-se sobremaneira a Amoreira e o Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos.

A lista de designações protegidas aprovadas pela Comissão Europeia já vai longa, comportando 1 354 produtos de diversos países.

“Acredita-se que a origem deste licor remonta ao séc. XVII, de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades de fruto existentes na região, executando o refinamento do licor hoje conhecido. A fórmula foi gradualmente difundida, passando o licor a ser confecionado a nível familiar por obidenses, orgulhosos de presentear ilustres hóspedes com a melhor das ginjas. Mais ou menos alcoólica, doce ou ácida, a ginja é um ex-libris da vila que cede a fama à noite de Óbidos”, descreve o Município obidense.

Categorias:Economia Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

PONTO JA vai abrir em Óbidos e Rio Maior PONTO JA vai abrir em Óbidos e Rio Maior
Books & Movies em Alcobaça Books & Movies em Alcobaça
Andava fugido da prisão mas foi capturado Andava fugido da prisão mas foi capturado
CENCAL Alcobaça tem novas instalações CENCAL Alcobaça tem novas instalações

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.