Governo vai dar 22.500 € em prémios para designers

PREMIO DESIGN

Numa iniciativa do Secretário de Estado da Cultura e do Ministério da Economia, no âmbito do Ano do Design Português e em homenagem a três grandes protagonistas do panorama do design português, foram lançados a nível nacional três prémios de Design: Prémio Sebastião Rodrigues (design de comunicação), Prémio Daciano da Costa (design de produto), Prémio Pádua Ramos (design de interiores).

Dois destes prémios recuperam os nomes de personalidades anteriormente distinguidas pelo, entretanto extinto, Centro Português de Design (Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues), enquanto o terceiro prémio celebra pela primeira vez o trabalho de Pádua Ramos. Esta iniciativa terá um caráter anual e pretende estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação nesta área, bem como reconhecer e divulgar os melhores projetos de design de comunicação, de produto e de interiores, como fator de inovação, de competitividade e de cultura, sensibilizando o público para a relevância das obras de design de autores portugueses.

Assim, os prémios destinam-se especificamente a designers profissionais de nacionalidade portuguesa, que desenvolvam trabalho em Portugal ou no estrangeiro, e a estudantes portugueses finalistas de design ou recém-formados, desde que tenham concluído o grau após o ano de 2010.

A cada prémio instituído será atribuído um montante global de 7.500 euros, dividido da seguinte forma: 5.000 euros – modalidade de designers profissionais; 2.500 euros – modalidade de designers finalistas ou recém formados. Além dos prémios, o júri pode ainda atribuir menções especiais.

Será organizada uma exposição das obras dos designers nomeados e finalistas, por cada prémio instituído, a decorrer em Setembro de 2015. O júri de cada prémio, cujos elementos serão anunciados brevemente, será composto por um representante do Secretário de Estado da Cultura; um representante do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade; um especialista em Design; um representante de uma instituição de ensino superior; e um representante da coordenação do prémio.

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 31 de Maio de 2015 através do envio de curriculum vitae para o e-mail premios@designportugues.pt (até ao limite de 5MB), onde deverão constar todos os dados de identificação e de contacto (nome completo, morada, email, telefone, BI/CC, NIF), portfólio de trabalhos e memória descritiva de um projeto, evidenciando a ligação ao prémio a que se reporta a candidatura.

Todas as informações sobre os Prémios e respetivo regulamento podem ser consultadas em: www.designportugues.pt e em www.dgartes.pt.

Categorias:Nacional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Comando Territorial da GNR com Dia da Unidade em Rio Maior Região | Comando Territorial da GNR com Dia da Unidade em Rio Maior
Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Região | Nova época de formação no CAR Natação de Rio Maior Região | Nova época de formação no CAR Natação de Rio Maior
Região | Tetracampeã Nacional de Triatlo no Ganfondo Santarém Região | Tetracampeã Nacional de Triatlo no Ganfondo Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.