H2O organiza Acampamento de Verão 2014

Mais uma vez este ano a H2O assumiu a responsabilidade de realizar o ATL durante todo o período da férias escolares. Durante aproximadamente 3 meses, jovens da H2O, e os voluntários do SVE – Serviço Voluntário Europeu monitorizaram e dinamizaram várias actividades pedagógicas e didácticas, envolvendo cerca de 20 crianças de várias idades, uma participação em rotatividade e enquadrada com as férias familiares de cada um.

2014.09.12 H20 01

Ao longo da realização do ATL os desafios foram imensos, conscientes da responsabilidade depositada pelos encarregados de educação, a que pensamos ter respondido da melhor forma, potencializando o sentido de pertença à comunidade e integração intergeracional.

Este projecto que deverá ter características únicas e originais na região, deixou-nos muito satisfeitos, e conscientes da importância social que teve na nossa comunidade, jovens trabalhando com jovens e para os jovens. À semelhança do ano que passou achámos que deveríamos terminar este ATL de Verão da melhor forma proporcionando experiências únicas aos jovens. Em 2013 o acampamento esteve relacionado com o Surf e foi realizado em Peniche, durante 4 dias, com participação de 15 crianças. Este ano fomos mais além, propondo-nos concretizar um projecto que talvez tenha sido o maior desafio realizado pela H2O. Este ano fizemos o acampamento de Verão em Constância voltando o tema para a actividade que nos caracterizou, a Canoagem.

No Jardim Horto de Camões.

No Jardim Horto de Camões.

Organizado e planeado antecipadamente de forma responsável e empenhada pelos jovens da H2O, conseguimos envolver 55 jovens e crianças de Arrouquelas, entre monitores e participantes, sendo que o mais novo tinha 6 anos e o mais velho 24 anos. Este acampamento teve início no dia 2 Setembro até dia 7 Setembro, 6 dias de actividades diversificadas e pedagógicas que foram ao encontro das expectativas das crianças: Canoagem; Visita ao Campo Militar de Santa Margarida; Jogos de praia junto ao rio; Visita ao Borboletário de Constância; visita ao Jardim Horto de Camões; Visita e actividades didácticas no Centro de Ciência Viva de Constância; Visita e actividades no quartel de bombeiros de Constância; Pintura de t-shirts; actividades no rio; Visita ao Castelo de Almourol; Natação; Campismo; confecção de alimentos; lavagem de louças; peddy paper em Constância.

No Campo Militar de Santa Margarida.

No Campo Militar de Santa Margarida.

Este projecto foi um grande desafio para todos, quem organizou e quem participou, tendo tudo corrido sem problemas de maior, dentro do estipulado e com o orçamento previsto. Durante a organização e realização do projecto surgiram alguns problemas logísticos, normais nestas situações, mas que foram sempre ultrapassados de forma positiva e responsável, o que nos fez crescer a todos, pelo que se pode aprender a participar e a organizar um projecto desta dimensão.

Aprendendo astronomia.

Aprendendo astronomia.

O sucesso deste projecto não seria possível sem o apoio de várias entidades: Câmara Municipal de Rio Maior; Junta de Freguesia de Arrouquelas; Câmara Municipal de Constância; Junta de Freguesia de Tancos; Grupos de Escuteiros de São João da Ribeira e de Constância; Campo Militar de Santa Margarida; Centro de Ciência Viva de Constância; Bombeiros de Constância; Restaurante Trinca Fortes; Associação Salpiquete; AR CA; FAJUDIS. Assim como alguns particulares que apoiaram nos transportes das crianças.

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí
Região | Expotur é Festa de Verão em agosto, nas Caldas da Rainha Região | Expotur é Festa de Verão em agosto, nas Caldas da Rainha
Região | Campeonatos de Verão: 102 pódios e 9 recordes para o CNRM Região | Campeonatos de Verão: 102 pódios e 9 recordes para o CNRM
Região | Este ano faça férias com arte – sugere a Fundação EDP Região | Este ano faça férias com arte – sugere a Fundação EDP

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.