No Mercadinho Romano existem EmCadeamentos Históricos

No Mercadinho Romano de Rio Maior deixe-se “EmCadear”. 

O magister (professor) era quase sempre um escravo grego. Pelo menos nos primórdios do Império Romano os gregos eram geralmente mais letrados do que os romanos.

EmCadeamentos Históricos está presente no acampamento romano instalado no Jardim Municipal 25 de Abril de Rio Maior, por ocasião do IV Mercadinho Romano que poderá visitar até domingo, 10 de junho.

EmCadeamentos Históricos é como se chama uma associação portuense dedicada à promoção e divulgação do Património Histórico, tendo em vista valorizá-lo.

Nas tendas e cobertas dos EmCadeamentos Históricos, além de poder apreciar o que um “escravo” grego erudito, com a função de magister, fazia pelo ensino, por exemplo da caligrafia romana, e que materiais e instrumentos utilizava com essa finalidade, pode mesmo inteirar-se junto dele (é português e formado em Filosofia), de viva voz, como eram as coisas já lá vão bem mais de dois mil anos. Por falar desses tempos que afinal enformaram a nossa cultura, sabia que entre o papiro que era caro e difícil de obter e a pele tratada de carneiro, para escrever, não havia ardósias, isto para não falar de papel, para aprender a escrever? Pois bem; não havia ardósia mas havia algo que servia o mesmo fim e era reutilizável vezes sem conta, porque se escrevia na sua superfície com um estilete e depois voltava a alisar-se para se poder escrever outra vez: tinha mais ou menos o formato de uma ardósia mas não era de pedra: era de cera!

Tesselas e mosaicos.

Ânforas e objetos decorativos.

Ainda no espaço do EmCadeamentos encontrará réplicas de tesselas como aquelas de que os romanos faziam os seus mosaicos (já deve ter visto os da Villa Romana de Rio Maior ou de Conímbriga), e alguns exemplares de mosaicos assim constituídos. Também poderá apreciar ânforas e outras utilidades idênticas às que a Civilização Romana produzia, bem como estatuetas e outros objetos decorativos, ferramentas, armas e cotas de malha metálica.

Pilo (arma padrão das legiões romanas) e escudo. Na foto à direita, cotas de malha metálica e ferramentas.

Visite e vai ver que dará o seu tempo por bem empregue.

A EmCadeamentos instala equipamentos e tendas que simulam situações do dia-a-dia, com atividades lúdicas; realiza workshops e atividades de Arqueologia experimental; exposições temporárias e apresentações pedagógicas.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Em Destaque, Património Tags: , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Mercadinho Romano de Rio Maior já tem programa provisório Mercadinho Romano de Rio Maior já tem programa provisório
Instituto Hidrográfico de olho na navegabilidade do Guadiana Instituto Hidrográfico de olho na navegabilidade do Guadiana
Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios
O estado em que estão as antigas instalações do I.V.V. O estado em que estão as antigas instalações do I.V.V.

4 Comentários

  1. Alexandra diz:

    Há fotografias da reportagem que não pertencem ao acampamento de associação Em Cadeamentos, mas sim de outra Associação de recriação histórica, presente no evento, a Guildas Áureas. Deixo aqui o esclarecimento.

  2. Carlos Pereira diz:

    Estiveram presentes diversas entidades relacionadas com a recriação histórica e história ao vivo porque o principal objectivo desta iniciativa é dar a conhecer o mundo romano e a sua herança.
    A Emcadeamentos esteve presente com o trabalho da lãaacute; (cardação e fiação), a escrita romana, o mosaico e a cota de malha
    As Guildas Áureas com o quotidiano de uma domus (casa) romana
    As Armas da História com os Legionários, gladiadores e uma Taverna
    O Serviço Educativo do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga) estiveram presentes com uma oficina de Cerâmica e outra sobre o traje romano.
    Contamos ainda, na área dos antigos oficios, com o Sr. Bispo, ceramista e o Sr. Miguel com a reparação de peças de barro com gatos

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.