Há um jovem de Alcobertas na Maker Faire em Lisboa

O João Neves é um jovem de Alcobertas (concelho de Rio Maior), recentemente formado em Música Eletrónica e Produção Musical, que está na Lisbon Maker Faire, com a sua SENSI GUITAR.

A Sensi Guitar de João Neves, in http://makerfairelisbon.com/en/2015/08/04/sensi-guitar.html#gsc.tab=0

A Sensi Guitar de João Neves, in http://makerfairelisbon.com/en/2015/08/04/sensi-guitar.html#gsc.tab=0 (*)

A Lisbon Maker Faire está a decorrer até domingo, 20/9/2015, no Parque das Nações.

“Para projeto final de bacharelato construí a Sensi Guitar que é uma guitarra eléctrica convencional desenhada, projectada e construída por mim, com a ajuda do meu cunhado no trabalho das madeiras”, conta o João Nuno da Silva Neves ao site do jornal Região de Rio Maior.

A Sensi Guitar “incorpora no seu interior um controlador MIDI e é aí que está a maior inovação. Esse controlador foi construído e programado por mim usando a tecnologia Arduino e sensores como de proximidade, força, etc.”, descreve o jovem.

Quais são as vantagens desta inovação? É uma inovação que “permite a um guitarrista ter acesso a muito mais a partir da guitarra, podendo controlar parâmetros da sua cadeia de processamento, ou seja, já posteriores ao áudio gerado na parte convencional da guitarra, pode controlar o processamento de outros instrumentos ou mesmo controlar a geração de som noutros instrumentos, sendo possível também controlar outros parâmetros de um espetáculo tais como luzes ou vídeo, por exemplo”, especifica João Neves.

Segundo este jovem inovador alcobertense, “este projeto acabou por ser englobado num projeto maior que comecei a desenvolver durante um estágio que fiz em Itália, projeto esse provavelmente infinito, que assenta na construção do ou dos meus setups para tocar que podem englobar software ou hardware que trate da geração sonora, processamento, controlos, etc. mas para já esta parte assenta fundamentalmente em software, uma vez que é a solução mais barata e mais portátil; esse software permite cruzar inputs áudio, compreender os controlos da Sensi Guitar e de outros controladores associados ao sistema, tudo possível de guardar em pré-definições para rápido e fácil acesso”… Percebem!?

Sabemos que o projeto tem sido alvo de muito bons comentários e muita “publicidade” ainda para mais por parte e graças à Maker Faire, tendo sido já publicado no site da Exame Informática e no forum Pplware, entre outros.

(*) http://makerfairelisbon.com/pt/2015/08/04/sensi-guitar.html#gsc.tab=0

Categorias:Tecnologias Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior
NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando
Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior
Unidade fabril da Generis em Rio Maior Unidade fabril da Generis em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.