Há um novo portal dedicado às Berlengas

Quem visita as Berlengas pode agora saber mais sobre o que vai encontrar no novo site www.berlengas.eu

19-7berlengas

O projeto LIFE Berlengas lançou no início deste mês um site inteiramente dedicado ao arquipélago das Berlengas (www.berlengas.eu). Este novo sítio web tem como principais objetivos esclarecer os visitantes acerca do que podem encontrar ao visitar a ilha da Berlenga e as espécies que tornam este local especial.

Num mundo cada vez mais informatizado, onde a Internet funciona como fonte de informação de eleição, é muito importante concentrar e disponibilizar informação atualizada acerca dos valores naturais deste arquipélago. Com um visual moderno e apelativo, disponibilizando informação em português e em inglês, o Berlengas.eu funciona como a primeira porta de entrada para as Berlengas.

Como chegar à ilha, as espécies-alvo do projeto e quais as ameaças que enfrentam, quais as atividades que podem ser praticadas pelos visitantes, são algumas das informações que podem ser encontradas neste novo endereço.

Joana Andrade, coordenadora do projeto salienta: “Quando estávamos a preparar a candidatura do projeto, detetámos que a informação que existia na Internet sobre as Berlengas se encontrava dispersa e por vezes desatualizada. Foi aí que decidimos que mais do que criar um site alusivo ao projeto, era importante criar um site sobre as Berlengas que além de apresentar o que a ilha tem de melhor, informasse sobre as ações do LIFE Berlengas que estão a ajudar a melhorar este lugar tão particular pela sua beleza única e valores naturais”.

O arquipélago das Berlengas, situado ao largo de Peniche e classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, acolhe habitats sensíveis, plantas únicas e várias espécies de aves marinhas ameaçadas. O seu rico ecossistema marinho envolvente, bem como a sua geomorfologia única, fazem das Berlengas um local ainda mais especial. Com este novo portal, espera-se que os visitantes cheguem à ilha mais informados e conscientes da sensibilidade desta Reserva Natural, agindo em prol da preservação da sua riqueza natural. Por outro lado, irá seguramente contribuir para o incremento da qualidade da oferta turística, podendo ser igualmente utilizado pelas empresas locais como meio de informação ou de divulgação das suas atividades.

O Berlengas.eu irá ainda concentrar toda a informação recolhida no decorrer do âmbito do LIFE Berlengas. Serão disponibilizadas regularmente notícias acerca da evolução dos trabalhos a decorrer bem como de futuras atividades abertas ao público. Entre tantas outras surpresas, espera-se em breve difundir imagens em direto de um ninho de cagarra.

O projeto LIFE Berlengas pretende contribuir para a gestão sustentável desta importante Zona de Proteção Especial da Rede Natura 2000, e é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e conta com a colaboração da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.

O projecto, que teve início a 1 de junho de 2014, será implementado até 30 de setembro de 2018 e tem um investimento total orçamentado em cerca de 1,4 milhões de euros com o apoio do Programa LIFE+ da União Europeia.

Categorias:Regional Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Indivíduo em pré-afogamento, salvo nas Berlengas Indivíduo em pré-afogamento, salvo nas Berlengas
A Galheta é a Ave do Ano 2017 – escolha da SPEA A Galheta é a Ave do Ano 2017 – escolha da SPEA
1 milhão 380 mil euros para transformar as Berlengas em santuário natural 1 milhão 380 mil euros para transformar as Berlengas em santuário natural

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.