Hoje celebra-se o Dia Mundial do Chocolate

DIA MUNDIAL CHOCOLATE 3

É verdade, celebra-se hoje o Dia Mundial do Chocolate, um dos alimentos preferidos da humanidade e, arriscamo-nos nós a dizer, em especial dos elementos do sexo feminino.

Feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, a sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. No entanto, foi a partir da época dos Descobrimentos que foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Curiosamente, devido às condicionantes climáticas, não é possível o cultivo de Cacau na Europa e, por isso mesmo, as colónias americanas de clima tropical húmido continuaram a fornecer a matéria-prima, sendo que actualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.

O chocolate, tal como é conhecido hoje, é resultado de sucessivas melhorias realizadas desde o início da colonização da América, onde, na altura, era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Foram os europeus quem passou a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Actualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos, etc.), mousses, gelados e outros doces.

DIA MUNDIAL CHOCOLATE 2

Ao chocolate são conhecidos diversos benefícios, como a energia que fornece ao organismo, já que é rico em calorias. No entanto existem diferentes tipo de chocolate que têm composições muito diferentes e, por isso, os seu benefícios para a saúde também são muito distintos.

Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, estas calorias serão gastas durante o dia. Se comer o chocolate à noite, quando o corpo fica em repouso, estas calorias serão, muito provavelmente, depositadas como gordura.

O chocolate amargo (ou meio amargo) é o que provavelmente traz mais benefícios, pois melhora a circulação sanguínea, sendo que há quem defenda que ajuda a prevenir o cancro, principalmente devido a sua riqueza em antioxidantes, sendo por esse motivo também benéfico ao coração, promovendo um fluxo adequado de sangue. Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina – uma substância com acção semelhante à cafeína –, e promove a sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar serotonina.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, equivalente a cerca de 6 g por dia.

DIA MUNDIAL CHOCOLATE

A nível mundial, os europeus são em média quem mais chocolate consome (quase metade da produção mundial), com a Suíça (casa das produtores multinacionais Nestlé e Lindt) em claro destaque ao deter um consumo de 11,5 Kg per capita. Liechtenstein (10.4 Kg), Luxemburgo (10.3 Kg), Reino Unido (9.8 Kg), Bégica (8.6 Kg), Noruega (7.8 Kg), Alemanha (7,7 Kg), Irlanda (7.7 Kg), Islândia (7.6 Kg) e Áustria (6.3 Kg) são os outros países que lideram o “Top 10” dos países que mais chocolate consomem (per capita, anualmente). Neste ranking, Portugal aparece muito atrás, com apenas 1,5 Kg por pessoa (metade do valor apresentado em Espanha ou Itália), com a Associação dos Industriais de Chocolate a defender que os hábitos de consumo e a elevada taxa de IVA são responsáveis pelo baixo consumo de chocolate dos portugueses.

Em termos de consumo entre homens e mulheres, a diferença é muito curta. Um recente estudo revelava que 91 % das mulheres inquiridas revelava consumir chocolate, contra 87% de homens.

Certo é que, independentemente da sua História, origens ou dados estatísticos, ninguém lhe fica indiferente e, sejamos francos, qualquer desculpa é boa para comer um chocolate… até o Dia Mundial do Chocolate!

Categorias:Em Destaque, Nacional Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

O sal e o açúcar: dois inimigos do coração O sal e o açúcar: dois inimigos do coração
Tabaco é fator de risco para as dores nas costas Tabaco é fator de risco para as dores nas costas
Doença de Parkinson afeta 18 mil portugueses Doença de Parkinson afeta 18 mil portugueses
A GNR e o Dia Mundial da Árvore A GNR e o Dia Mundial da Árvore

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.