Hora muda no próximo Domingo

Este domingo, dia 30, não se esqueça, muda a hora. Assim, quando for 01h00 os relógios adiantarão 60 minutos (passam a assinalar 02h00), passando Portugal a ter uma hora mais do que o “tempo universal”(UTC), que só voltará à primeira forma a 26 de Outubro deste ano.

A hora não muda apenas para Portugal Continental. Também Madeira e os Açores alteram a hora (nas ilhas açorianas a mudança é efectuada às 00h00), assim como os países pertencentes à União Europeia, entre outros (no continente europeu apenas a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo nem os atrasam em Outubro.)

Recorde-se que, na Europa, a alteração da hora começou com a I Guerra Mundial, tendo como objectivo a poupança de combustível, numa altura em que este era racionado. Actualmente o impacto é apenas social, já que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Ainda assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de verão e de inverno de cinco em cinco anos.

Em Portugal, em 1992, o Governo, chefiado então por Cavaco Silva adoptou o horário da Europa central, alteração que não foi poupada a críticas, porque no inverno o sol nascia muito tarde e no verão, era de dia até depois das 22h00.

Foi já em 1996, no governo chefiado por António Guterres, que a hora antiga acabou por ser reposta.

Actualmente, longe da polémica de outrora, a mudança de hora é vista como natural, e por muitos portugueses como algo necessário e em muitos casos agradável, permitindo-lhes desfrutar dos dias quentes de Primavera e Verão até mais tarde.

Categorias:Diversos Tags: 

Também pode ser do seu interesse:

Guilherme Gaboleiro reeleito presidente do PS Rio Maior Guilherme Gaboleiro reeleito presidente do PS Rio Maior
Indústria extrativa e transformadora de Porto de Mós Indústria extrativa e transformadora de Porto de Mós
Em Janeiro o Porco.pt é Rei Em Janeiro o Porco.pt é Rei
Judo: formação de dirigentes, árbitros e treinadores Judo: formação de dirigentes, árbitros e treinadores

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.