Inaugurada em Pernes, Unidade de Demências

Ricardo Gonçalves e Manuel Frazão inauguraram o Lar S. João de Deus – Unidade de Demências em Pernes

Ricardo Gonçalves, Manuel Frazão e o bispo D. Manuel Pelino Domingues, na inauguração do Lar São João de Deus, em Pernes.

Ricardo Gonçalves, Manuel Frazão e o bispo D. Manuel Pelino Domingues, na inauguração do Lar São João de Deus – Unidade de Demências, em Pernes.

O Lar S. João de Deus – Unidade de Demências, da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, foi inaugurado na passada quarta-feira, dia 27 de janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Manuel Frazão, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Ricardo Gomes, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em representação do provedor, Pedro Santana Lopes e por D. Manuel Pelino Domingues, bispo da Diocese de Santarém.

Esta Unidade de cuidados especializados para pessoas com demência, da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, tem 10 camas, e foi construída com o apoio da União das Misericórdias Portuguesas, através do projeto Vidas e de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O projeto contou ainda com o apoio da autarquia scalabitana e da Segurança Social.

Ricardo Gonçalves referiu que a construção de valências como o Lar S. João de Deus, só é possível “porque temos a sorte de nos cruzar com pessoas com grande capacidade de trabalho”, para além de “termos uma rede social muito forte, que permite a realização de parcerias, o que torna tudo mais fácil”.

O presidente da Câmara de Santarém lembrou que “o Diagnóstico Social do Concelho apontava como uma das primeiras necessidades, a criação de uma unidade de demências, pelo que, quando surgiu o Fundo Rainha D. Leonor, em cooperação entre a União das Misericórdias Portuguesas e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi possível lançar o projeto, num trabalho de parceria que torna sempre tudo mais fácil, para além de permitir ir ao encontro das necessidades das pessoas de Pernes e do concelho de Santarém”.

Ricardo Gonçalves espera “que o próximo QCA – Quadro Comunitário de Apoio permita dar continuidade a projetos como este”.

Manuel Frazão agradeceu ao Município por ter feito com que aquela obra fosse uma realidade, “permitindo que, aqueles que perderam a memória ou que têm demências, possam ser tratados condignamente”.

À inauguração do Lar S. João de Deus juntaram-se Luís Farinha, vereador da Câmara de Santarém, Luís Emílio Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Paulo Guedes, presidente da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, autoridades civis e militares.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas
Maio, mês dos 50 anos da Igreja Matriz de Rio Maior Maio, mês dos 50 anos da Igreja Matriz de Rio Maior
Em Pernes, muro de suporte entre ruas vai ser construído Em Pernes, muro de suporte entre ruas vai ser construído
Taça Ribatejo: Rio Maior ganha ao Pernes Taça Ribatejo: Rio Maior ganha ao Pernes

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.