Incêndio em Alfouvés consumiu mais de cem fardos de palha

Durante a madrugada de ontem (dia 8 de Junho), Alfouvés conheceu algumas horas de agitação, à medida que um incêndio consumiu mais de uma centena de fardos de palha, de grandes dimensões, na área de armazenamento de uma vacaria ali situada.

O incêndio teve origem, segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior (BVRM), muito possivelmente em causas naturais (autocombustão – Montes de feno, pilhas de compostagem e algodão não processado podem sofrer combustão espontânea por causa do calor produzido pela fermentação bacteriana).

Acorreram ao local da freguesia de Azambujeira – Rio Maior – doze elementos da corporação riomaiorense, auxiliada por 4 veículos de combate às chamas e ainda mais 2 veículos (auto-tanques) das corporações de Bombeiros Voluntários de Cartaxo e Alcanede e um camião cisterna do Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Rio Maior e respectivas tripulações, totalizando 19 elementos.

Apesar de haver uma habitação próxima do incêndio, que causou como é óbvio alguma preocupação, o incêndio acabou por ser controlado com relativa facilidade, pois foi combatido ainda na sua fase inicial, dando isso sim, muito trabalho aos elementos das corporações de bombeiros que tiveram de recorrer a máquinas agrícolas para remover diversos fardos de palha, evitando assim a propagação do incêndio.

O incêndio, cujo alerta foi dado às 03h50, foi dado como extinto por volta das 05h00 da manhã, mas os trabalhos das equipas de bombeiros só terminaram às 14h10 quando finalizou a fase de rescaldo.

No local, para além dos elementos referidos, esteve ainda a GNR de Rio Maior, para tomar conta da ocorrência.

No final, havia a lamentar a perda de cerca de 120 fardos de palha bem como alguns danos estruturais (ainda que ligeiros) no edifício de armazenamento.

Numa nota curiosa, resta referir, que já tinha acontecido um incêndio semelhante, neste mesmo local, há cerca de 23 anos atrás (fará amanhã, dia 10 os 23 anos).

Categorias:Rio Maior Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Mulher incendiária detida pela GNR de Tomar Região | Mulher incendiária detida pela GNR de Tomar
Região | Aviso à população para o aumento da severidade meteorológica Região | Aviso à população para o aumento da severidade meteorológica
Centro de Meios Aéreos tem base no concelho de Porto de Mós Centro de Meios Aéreos tem base no concelho de Porto de Mós
Limpar o mato para prevenir fogos rurais e florestais Limpar o mato para prevenir fogos rurais e florestais

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.