Instituto Hidrográfico de olho na navegabilidade do Guadiana

Rio Guadiana: Instituto Hidrográfico contribui para projeto internacional de reabilitação da navegabilidade.

Bonito troço do Guadiana.

No âmbito do projeto «Guadiana: Património Natural Navegável», a Marinha, através do Instituto Hidrográfico com uma brigada hidrográfica, realizou um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão, entre 9 de outubro e pelo menos 19 de novembro.

​Este projeto tem como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Rio Guadiana no troço internacional, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos, a fim de aumentar a segurança da navegação, o que proporciona o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas.

O projeto «Guadiana: Património Natural Navegável» decorre do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, que integra como parceiros o Instituto Hidrográfico, a Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Docapesca – Portos e Lotas, S.A. e a Agencia Pública de Puertos de Andalucía.

O trabalho da Brigada Hidrográfica visou obter informação topo-hidrográfica atualizada da via navegável do Guadiana.

A aquisição dos dados de sondagem do leito do rio foi feita através de um sistema de alta resolução multifeixe, instalado numa lancha, e de um sondador de feixe simples, instalado num bote.

A topografia de estruturas e de pontos de apoio foi efetuada com recurso a métodos de rádio-posicionamento satélite (GNSS, Global Navigation Satellite System).

À realização do levantamento topo-hidrográfico, segue-se a caracterização físico-química dos sedimentos, o projeto de assinalamento marítimo e a respetiva produção da cartografia náutica.

Categorias:Em Destaque, Nacional Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Os pneus do carro e os nossos pneus Região | Os pneus do carro e os nossos pneus
Região | NRP Sines é o mais recente navio da Marinha Portuguesa Região | NRP Sines é o mais recente navio da Marinha Portuguesa
Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia
No Mercadinho Romano existem EmCadeamentos Históricos No Mercadinho Romano existem EmCadeamentos Históricos

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.