Introdução ao Jazz em Santarém de 3 a 6 agosto

Músicos Associados promovem Workshop de Introdução ao Jazz em Santarém de 3 a 6 Agosto

Jazz Clube de Santarém onde decorrerão as jam sessions.

Jazz Clube de Santarém onde decorrerão as jam sessions.

De 3 a 6 de agosto decorrerá nas instalações dos Músicos Associados em Santarém um workshop de 30 horas que pretende contribuir para a introdução e/ou aprofundamento dos conhecimentos musicais em relação à linguagem do jazz e improvisação, passando pela introdução a conceitos de harmonia, história do jazz e pela prática de conjunto: combo. Como destinatários encontram-se todos os que toquem um instrumento musical e detenham conhecimentos gerais sobre música, a partir dos 10 anos, sem limite de idade, sendo no entanto uma mais-valia que os participantes tenham boa capacidade técnica e de leitura.

O custo deste workshop é de 60 € para o participante e 30 € para o ouvinte.

Do corpo docente fazem parte Hugo Alves (trompetista, fundador da Orquestra do Algarve, professor na ESMAE e ESML, músico de carreira nacional e internacional, mentor do Festival Internacional de Jazz de Lagos), Yuri Daniel (baixista e um dos mais reconhecidos contrabaixistas da nova geração do jazz, integrando várias bandas de prestígio mundial, de entre as quais se destaca a de Jan Garbarek), Joel Silva (baterista, licenciado em jazz pela ESMAE. Tem um longo currículo de colaborações, sendo um dos mais requisitados bateristas da atualidade), João Capinha (saxofonista, músico de carreira nacional e internacional, professor na JBjazz, Escola do Hot Clube), Alexandre Bento (guitarrista, professor na JBjazz, fundador dos Músicos Associados) e Diogo Russo (pianista, Orquestra Jazz do Algarve).

Durante estes quatro dias os alunos poderão ter contacto com várias matérias que compreendem a prática de conjunto, noções de harmonia e introdução à improvisação. No que toca ao instrumento serão separados em grupos de instrumentos de acordo com a funcionalidade, na qual prepararão as partes necessárias à realização da prática de conjunto.

Nas primeiras 3 noites deste evento, a partir das 21h30 realizar-se-ão jam sessions. São parte do workshop e aconselhados a todos os alunos. É um processo de prática ao vivo da improvisação, “sem rede” e onde os alunos põem em prática as noções de improvisação/harmonia que estudarão, num contexto real. Para isso são usados temas do cancioneiro americano denominados por standards, na estrutura harmónica dos quais se improvisa.

Na última noite haverá lugar a um pequeno concerto garantido pelos alunos com a apresentação do trabalho desenvolvido na aula de prática de conjunto. As aulas decorrerão entre o Jazz Clube e a Escola. Já as jam sessions e concerto terão lugar no Jazz Clube.

Mais informações, assim como o programa detalhado, poderão ser consultadas em http://workshop.pt.to. A inscrição é possível através do mesmo site, na sede da escola Músicos Associados, Jazz Clube de Santarém ou através do telf. 243 078 908.

O que é a Espectacológica – Músicos Associados? 

A Espectacológica é uma associação sem fins lucrativos, tem como fim a promoção, divulgação, desenvolvimento e informação da música, através de atuações, concertos, festivais, workshops e ações de formação.

A Associação resulta da experiência e formação profissional dos membros fundadores, partilhando os conhecimentos adquiridos nas mais conceituadas escolas nacionais e europeias, como o Taller de Musics de Barcelona, E.S.M.A.E., Hot Clube de Portugal, JB Jazz e Conservatório Nacional, com inúmeros jovens músicos de todas as áreas.

Categorias:Artes e Cultura

Também pode ser do seu interesse:

Em Janeiro o Porco.pt é Rei Em Janeiro o Porco.pt é Rei
Judo: formação de dirigentes, árbitros e treinadores Judo: formação de dirigentes, árbitros e treinadores
Reduzir as emissões de CO2 atmosférico é preciso! Reduzir as emissões de CO2 atmosférico é preciso!
Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.