João e Sérgio Vieira marcham amanhã em Zurique

Os atletas riomaiorenses João e Sérgio Vieira entram amanhã (dia 13 de Agosto) em competição nos 20 Km Marcha dos Campeonatos Europeus de Atletismo de Zurique (que têm lugar entre 12 e 17 de Agosto).

A prova vai ter lugar a partir das 9h20 (8h20 h em Portugal continental), com João Vieira a envergar o dorsal 55, enquanto Sérgio Vieira partirá com o 56.

João Vieira, registará, em Zurique, a 43.ª internacionalização bem como a quinta participação em campeonatos europeus (que têm lugar de quatro em quatro anos). Nas últimas duas edições, o marchador, que actualmente representa o Sporting CP, foi terceiro em Gotemburgo (2006) e segundo em Barcelona (2010), tornando-se um dos atletas mais bem-sucedidos nestas competições, sendo que, a concretizar-se a participação no campeonato de Zurique, João Vieira passará a ser o português com presenças em maior número de europeus a seguir a Fernanda Ribeiro, que tem seis participações (de 1986 a 2010, excepto 2006).

Já Sérgio Vieira, que teve em Barcelona a sua estreia em campeonatos da Europa de atletismo, irá registar a sua 25.ª internacionalização. Há quatro anos atrás, em Barcelona, terminou na 20ª posição dos 20 km Marcha com o tempo de 1.27.07 h. Sérgio Vieira atravessa actualmente um bom momento de forma numa carreira atormentada por lesões, que o têm impedido de dar maior contributo à selecção. Relembramos que o atleta, que actualmente representa o SL Benfica, estreou-se com a camisola das quinas há cerca de 21 anos, em Salamanca.

Os irmãos gémeos, que em Rio Maior já representaram o Clube de Natação de Rio Maior (CNRM), são os atletas mais velhos em prova (38 anos) a seguir ao atleta ucraniano, Andriy Kovenko (40 anos).

Rio Maior tem ainda mais dois atletas nos campeonatos de Zurique, todos na modalidade de Marcha Atlética. Inês Henriques (CNRM) irá competir na quinta-feira (dia 14) pelas 9h10 (8h10 h em Portugal continental) nos 20 Km Marcha Femininos, enquanto Pedro Isidro (SL Benfica) compete nos 50 Km Marcha Masculinos no dia 15 (sexta-feira) às 9h00 horas (10h00 em Portugal Continental).

Rio Maior poderia, de resto, ter ainda mais uma atleta em competição (também na marcha), não fosse Vera Santos estar lesionada, ou Susana Feitor ter sido preterida na lista de convocados. Recorde-se que, depois de ter obrigado Susana Feitor e Inês Henriques a “trabalhos suplementares” para decidir numa prova «extra» (de 20 km) qual delas iria preencher a terceira vaga para os europeus, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) perante a lesão de Vera Santos resolveu levar apenas duas atletas (Ana Cabecinha e Inês Henriques) a Zurique, não preenchendo a terceira vaga com Susana Feitor, o quarto nome da «lista de candidatas» aos 20 km marcha femininos dos europeus, algo que motivou fortes protestos por parte da atleta riomaiorense e comunidade atlética em geral, levando, inclusive, ao pedido de demissão de Susana Feitor do cargo que ocupava nos órgãos sociais da FPA.

Categorias:Desporto Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.” Reflexão: “Desporto, sim. Mas reverenciamos, igualmente, mente sã.”
IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques
ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio ESDRM organiza BlastOff’18 de 28 a 30 de maio
DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano DST originam mais de 350 milhões de novas infeções por ano

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.