Livro de homenagem a Mariano Gago lançado em 16 de maio

Livro de homenagem a José Mariano Gago lançado na 1ª Conferência Caminhos do Conhecimento.

José Mariano Gago, o cientista e político que lançou a 1ª pedra do edifício da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

José Mariano Gago, o cientista e político que lançou a 1ª pedra do edifício da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Os textos do livro www.marianogago.org não nasceram de uma iniciativa oficial nem de convites feitos a personalidades. Foram centenas de pessoas que nos dias a seguir ao desaparecimento do antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quiseram expressar, de forma espontânea, o que este tinha representado nas suas vidas, partilhando momentos de convívio com o professor e político. Foi assim criado um sítio na Internet onde se foram recolhendo os testemunhos de cidadãos portugueses e estrangeiros, jornalistas, colegas investigadores e alunos, dirigentes de organizações científicas nacionais e internacionais, professores de todos os graus de ensino e muitas pessoas anónimas.

O livro www.marianogago.org será lançado na próxima segunda-feira, 16 de maio, às 18h30, no Teatro Thalia (no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), durante a 1ª edição do ciclo anual de conferências Caminhos do Conhecimento, de homenagem a José Mariano Gago. Estará presente o Primeiro-Ministro, António Costa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este ciclo de conferências, a realizar anualmente em maio, no dia do nascimento de José Mariano Gago, foi planeado para apelar à mobilização coletiva em torno de um futuro com mais conhecimento, correspondendo a um desafio lançado em maio de 2015 por Manuel Heitor, Fernanda Rollo, Rosalia Vargas, Alexandre Quintanilha e João Sentieiro.

Esta primeira edição está focada na discussão dos desafios que emergem sobre o conhecimento, ciência e cultura.

O encontro terá intervenções de Svein Sjoberg (University of Oslo) e Martin Bauer (London School of Economics) e também serão oradores Maria de Sousa, Rui Vieira Nery e Nuno Ferrand. No final, terá lugar uma Jam Session, interpretada por músicos, cientistas da Universidade de Évora e alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.

Categorias:Ciência Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques IV Gala do Desporto: IPSantarém homenageia Inês Henriques
A Festa dos Caçadores é o novo livro de Henrique Fialho A Festa dos Caçadores é o novo livro de Henrique Fialho
Salinas em capa de livro de Orlando Ribeiro Salinas em capa de livro de Orlando Ribeiro
Sábado taurino na vila de Azambuja Sábado taurino na vila de Azambuja

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.