Marinha coordenou resgate médico a longa distância

Foi preciso navegar 824 km para chegar aos Açores mas o doente salvou-se.

Este é o pesqueiro português Joana Cunha. Navegava a 824 quilómetros dos Açores, quando pediu socorro médico.

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada (CPPD) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), coordenou, desde a tarde do dia 17 de abril de 2018, uma operação de resgate médico de um tripulante da embarcação de pesca «Joana Cunha», de bandeira portuguesa, a navegar a cerca de 445 milhas (824 km) a sudoeste da ilha das Flores, do arquipélago dos Açores.

O tripulante, de nacionalidade portuguesa e 45 anos de idade, foi diagnosticado com uma úlcera gástrica, que se agravou na madrugada de 19 de abril.

O navio hospital espanhol Juan de la Cosa.

Para proceder à evacuação e prestar apoio médico imediato, foi empenhado o navio hospital «Juan de la Cosa», com bandeira espanhola, que se encontrava na área, tendo o resgate do doente ocorrido pelas 16h40m do dia 19 de abril.
Após receber tratamento médico a bordo, o tripulante foi desembarcado no porto de Ponta Delgada hoje, 21 de abril, pelo meio-dia, através de uma lancha do navio hospital «Juan de la Cosa» e acompanhado por uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto de Ponta Delgada, tendo posteriormente sido encaminhado para o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, numa ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, a CPPD, o CODU-Mar, o navio hospital «Juan de la Cosa», uma embarcação salva-vidas da CPPD e uma ambulância do SRPCBA.
Categorias:Nacional Tags: , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | NRP Sines é o mais recente navio da Marinha Portuguesa Região | NRP Sines é o mais recente navio da Marinha Portuguesa
Região | Agosto, tempo de férias e calor… Cuide do seu coração! Região | Agosto, tempo de férias e calor… Cuide do seu coração!
Região | CVP Rio Maior recebeu viatura para a Coordenação e Comando Região | CVP Rio Maior recebeu viatura para a Coordenação e Comando
Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.