Músicos riomaiorenses que fizeram furor nos anos cinquenta

Memórias

Quinteto «Os Amigos da Alegria», da Fonte da Bica, fez furor nos anos cinquenta.

Executantes de música popular portuguesa, «Os Amigos da Alegria» animavam as festas da região e alguns fizeram parte da antiga Banda dos Bombeiros Voluntários.

amigos_alegria

Na foto, da esquerda para a direita: António José Fróis Ferreira; instrumento, trompete; músico e salineiro, foi pai de três filhos, um dos quais João de Deus, presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas.

João Manuel Machado Henriques; instrumento, clarinete; foi emigrante em França e é pai de Jorge Natal, músico da antiga Banda da Câmara Municipal de Rio Maior.

António Colaço Elias, vulgo António da Marinha; instrumento, bateria; músico, salineiro e artesão, fabricante dos famosos queijinhos de sal e autor de inúmeras réplicas em madeira de muitos dos utensílios que os salineiros ainda utilizam, arte que passou a alguns dos seus filhos.

Ramiro Ricardo Lopes; instrumento, saxofone; músico, salineiro e dirigente cooperativo, pai do professor Júlio Ricardo, um dos fundadores da Cooperativa Terra Chã, em 29 de março de 2001.

Os «Amigos da Alegria» eram um quinteto, faltando, na fotografia, o músico João Luís Colaço, também natural da Fonte da Bica.


António José doou a sua trompete aos Bombeiros 

antonio_joseAntónio José foi uma pessoa solidária e amigo do seu amigo. Em 8 de Dezembro de 1976, foi propositadamente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior entregar a sua trompete ao presidente da direção João Frazão Teixeira, que por sua vez a entregou ao maestro e compositor António Varela, para que a trompete fosse utilizada pelos jovens que frequentavam a Escola de Música dos Bombeiros.

António José Fróis Ferreira nasceu na Fonte da Bica em 24 de junho de 1933 e faleceu em 8 de setembro de 2003. Tinha 70 anos de idade.

Texto e foto: Casimiro Lopes

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Feira Nacional da Cebola 2018 em contagem descrescente Região | Feira Nacional da Cebola 2018 em contagem descrescente
Região | Louvor do Município à Campeã Europeia dos 50 km Marcha Região | Louvor do Município à Campeã Europeia dos 50 km Marcha
Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas Região | Requalificado o Olho de Água, há mais obras em Alcobertas
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.