NATO treina proteção portuária em Portugal

19-6portimaopagina

Está a realizar-se no porto de Portimão de 17 a 22 de junho um exercício inédito de experimentação, designado por Harbour Protection Experimentation 2015 (HPX 15), que tem como objetivo a validação prática da doutrina, táticas, técnicas, procedimentos e os ensaios de interoperabilidade entre os meios e forças participantes nas quais se incluem representantes de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Jordânia e de um Centro de Excelência da NATO, bem como o apoio das autoridades portuárias.

Estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão, totalizando cerca de 140 participantes.

As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da atividade portuária e, simultaneamente, estabelecer áreas de segurança indispensáveis para as referidas operações.

É neste contexto que surge o presente exercício, no âmbito da iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projeto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection, a qual faz parte dos objetivos de força identificados no NATO Defense Planning Process.

Categorias:Diversos, Em Destaque Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Fragata Corte-Real no maior exercício de sempre da NATO Região | Fragata Corte-Real no maior exercício de sempre da NATO
Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia Fuzileiros portugueses com intensa atividade operacional na Lituânia
CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta
Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.