Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém

Sé Catedral de Santarém.

Sé Catedral de Santarém.

Bispo de Santarém ordena novo sacerdote e promulga várias nomeações.

A ordenação presbiteral do Diácono Ruben Miguel

No domingo, 16 de julho de 2017, na Sé Catedral de Santarém o bispo da Diocese, D. Manuel Pelino Domingues, ordenou sacerdote o diácono Ruben Miguel, tendo agradecido “às comunidades e educadores que o acompanharam na sua formação com particular reconhecimento para os educadores do Seminário dos Olivais.

O prelado saudou todos os presentes “que se associam a esta alegria: presbíteros; diáconos permanentes; religiosos e religiosas; seminaristas; candidatos ao Seminário; familiares do Ruben; e todos os fiéis presentes”.

Nomeações

No mesmo dia, D. Manuel promulgou uma série de nomeações para o Ano Pastoral de 2017/2018, a saber:

SERVIÇOS DIOCESANOS:

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar – Equipa Coordenadora: António Canto, Inês São Miguel, José Anjinho, Cristiana Anjinho, Célia Ventura, António José Pinto, Aura Lopes, Ricardo Almeida, Cristina Carapeto, Cláudio Cardoso, Andreia Garcia. Assistente espiritual: padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição.

Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional – Equipa Coordenadora: padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição (coordenador), padre Miguel Ângelo Henriques Ferreira (Pré-Seminário), padre Bruno José Martins Domingos (C.F.), prof. António Cordeiro (EMRC), Irmã Inês Senra SNSF (Secretária), Irmã Ana Clara SdV (V.C.).

Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) – Assistente espiritual: Padre Francisco António Clemente Ruivo.

Nota:

– o padre António Cândido Monteiro deixa o serviço de Pró Vigário Geral da Diocese.

PARÓQUIAS:

Abrã, Alcanena, Amiais de Baixo, Bugalhos, Moitas Venda, Monsanto e Vila Moreira – párocos in solidum: padre António Martins Pereira (Monfortino), moderador e padre Carlos Miguel José Vieira (Monfortino), cessa a administração paroquial de Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada, com o consentimento do Superior dos Monfortinos.

Alcanhões, Póvoa de Santarém e Vale de Figueira – párocos in solidum: padre Tiago Alexandre Asseiceira Moita e Padre Aníbal Manuel Vieira, moderador, acumulando com os outros serviços que tem.

Alcorochel, Zibreira e comunidade de Liteiros – pároco: padre Carlos Alberto Marecos Duarte Casqueiro, que deixa o serviço paroquial de Alcanena e Vila Moreira.

Arrouquelas, Marmeleira e São João da Ribeira – pároco: padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues.

Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada – pároco: padre Policarpo Fernando Gonçalves Pereira (CMSCJ). Deixa o serviço paroquial de Chouto, Ulme e Parreira.

Chouto, Ulme, Parreira e Vale de Cavalos – pároco: padre Rúben Miguel Marques de Figueiredo Finote Barrão.

Torres Novas (Divino Salvador, Santa Maria, Santiago e São Pedro) e Brogueira – párocos in solidum: padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição, padre Durval Baranowske e padre Ricardo Miguel Neves Madeira, moderador, acumulando com os outros serviços que têm. Vigário paroquial: Padre Diamantino Henriques Marques, que deixa o ofício de pároco.

Notas:

– o padre Rafael Diogo de Sousa (SCJ) deixa o serviço de Vigário paroquial.

– o padre José Abílio da Costa e Silva deixa o serviço paroquial de Vale de Cavalos.

Os sacerdotes que deixam o serviço paroquial numa determinada Paróquia, cessam a sua jurisdição com a tomada de posse do seu sucessor, a qual deverá ocorrer antes do dia 30 de setembro.

Os párocos cessantes devem, com o Conselho para os Assuntos Económicos e Patrimoniais e o Conselho Pastoral, colocar em dia o inventário do património móvel e imóvel, registar os principais indicadores da vida pastoral e as iniciativas de evangelização e obras em curso, prestar contas à Diocese e seguir as orientações diocesanas para estas situações.

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Atividade operacional do Comando Territorial da GNR Atividade operacional do Comando Territorial da GNR
Krav Maga: sabe o que é? Krav Maga: sabe o que é?
Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe Unidades de Saúde em horário alargado por causa da gripe
Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.