O bem reputado Circuito Ciclista de Rio Maior está de regresso

Sim, porque regressar à FRIMOR, o Circuito Ciclista de Rio Maior já regressou no ano passado, mas não a tempo de poder ser calendarizado para o domingo da Feira.

Em 2014, sim, está calendarizado para 31 de Agosto, que é o domingo de FRIMOR, às 16 horas com a meta colocada na avenida João Ferreira da Maia (avenida da Igreja).

O Circuito Ciclista de Rio Maior conta com organização da Associação Físico Cultural da Ribeira de S. João, e será disputado nas categorias de Sub-23, Elites e Masters Veteranos. Já o investimento estimado pela organização ronda os 3 000 euros, sendo que a Associação Físico Cultural terá um subsídio camarário de 1 500 euros, que foi aprovado por unanimidade.

Recorde-se que foi aquela mesma colectividade, liderada por Luís Vicente, coadjuvado pelo entusiasta do Ciclismo e secretário da direcção Alfredo Manuel Ferreira, que em 2013 recuperou de uma história de 54 anos, 44 dos quais como prova oficializada, o Circuito Ciclista de Rio Maior, relançando-o nas categorias de Sub-23 Elites e Masters Veteranos.

O 44.º Circuito Ciclista (o último da série como circuito oficializado), disputado em 2001, teve como vencedor Luís Sarreira, da equipa do Cantanhede/ M. Marialva, com Vidal Fitas a ficar em 2.º lugar com o mesmo tempo: 1 hora, 46 minutos e 05 segundos. Se Fitas tem ganho, tê-lo-ia conseguido pela terceira vez, o que teria sido feito único na prova; a vencerem-na por duas vezes houve vários ciclistas.

Anteriormente organizado pelo Clube de Futebol «Os Mineiros» e depois por comissões improvisadas, mas desde 1962 pela Associação dos Bombeiros Voluntários, o Circuito Ciclista tornou-se numa das melhores competições do género no país conseguindo atrair a Rio Maior os nomes sonantes do ciclismo português. Factores como o despontar ou valorizar de outros importantes circuitos um pouco por toda a parte, principalmente na década de 1990, com prémios mais atractivos, ao mesmo tempo que os custos de organização se iam agravando até se tornarem incomportáveis, ditaram o seu fim.

Recuperando-o, a Associação Físico Cultural da Ribeira de São João aposta na juventude ciclista, a camada etária da qual sairão, inevitavelmente, os futuros campeões do Ciclismo Português, oferecendo assim aos riomaiorenses e aos visitantes por ocasião da FRIMOR – e esperam-se muitos já que a prova se disputará no domingo da feira –, a possibilidade de se irem identificando com eventuais candidatos ao estrelato na Volta e noutras grandes provas. Por outro lado, os espectadores do Circuito Ciclista de Rio Maior também poderão aplaudir alguns veteranos que se notabilizaram ao serviço de várias equipas de Ciclismo.

Recordamos que os vencedores do 45.º Circuito Ciclista de Rio Maior (1.º da nova série), disputado no dia 8 de Setembro de 2013 por cerca de 60 ciclistas, alguns deles correndo individualmente, e 9 equipas, foram:

  • em Elite, André Filipe, da Xyami/Prototype;
  • em Sub-23, Antero Carvalho, do Clube XELB;
  • em Veteranos A, Rui Rodrigues, da Peçamodôvar/ Casa do Benfica de Almodôvar, vencedor do Circuito;
  • em Veteranos B, Vitor Lourenço, dos Viveiros Vitor Lourenço/ Sintra C. Ciclismo;
  • em Veteranos C, Augusto Gonçalves, da União de Ciclismo de Leiria/ Plastidom;
  • em Elite Femininos, Sílvia Antunes, da AFC da Ribeira de S. João;
  • em Veteranas, Célia Vieira, da União de Ciclismo de Leiria/ Plastidom.

O melhor ciclista da Associação Físico Cultural da Ribeira de S. João foi Diogo Nunes, que ficou em 2.º lugar na categoria Elite e em 4.º na classificação geral.

Por equipas venceu a da Peçamodôvar/Casa do Benfica de Almodôvar, seguida da AFC da Ribeira de São João/ Santogal e da União de Ciclismo de Leiria/Plastidom.

Categorias:Desporto Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Filipe Vitorino, do CNRM, foi 2º na V Meia Maratona do Dão Região | Filipe Vitorino, do CNRM, foi 2º na V Meia Maratona do Dão
Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior
Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo
Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.