O Museu Didático do Automóvel em Miniatura

Visite em Assentiz o Museu Didático do Automóvel em Miniatura

É uma iniciativa da JuvAz e do colecionador Rui Teixeira que enriquece o conhecimento em Rio Maior

museuligeiros

Foi inaugurado em 19/9/2015 o mais recente museu do concelho de Rio Maior. Fica em Assentiz e é o Museu Didático do Automóvel em Miniatura.

“Já conseguimos chegar às mil miniaturas”, contou ao jornal Região de Rio Maior Diana Raimundo, a presidente da JuvAz.

A exposição do Museu Didático do Automóvel em Miniatura, como o nome deste sugere é para ser permanente e enriquecida a todo o momento. “A ideia, ao contrário da exposição que fizemos em 2014” para dar a conhecer a existência em Assentiz de grande número de miniaturas de automóveis, viaturas pesadas motociclos e até veículos militares, propriedade do colecionador Rui Teixeira, agora “é isto ser um museu e a exposição ser permanente”, confirmou Diana Raimundo.

A JuvAz avançou com este projeto firmando uma parceria com Rui Teixeira. O único “contra”, se assim se pode dizer, é que embora a exposição seja permanente, os afazeres dos associados da JuvAz – Juventude de Assentiz não lhes deixam disponibilidade suficiente para poderem abrir o Museu diariamente. “Nós abrimos o Museu em regime de voluntariado e só conseguimos fazê-lo uma vez por mês”, explicou a presidente. Porém, a intenção dos jovens da sua terra “é dinamizar um bocadinho, quer Assentiz quer a região de Rio Maior, para terem assim mais um ponto de atração turística”.

Da parceria fazem ainda parte o Centro Recreativo e Cultural de Assentiz, a Junta de Freguesia e o Município de Rio Maior.

museucamioes

O Museu Didático do Automóvel em Miniatura está disponível para aceitar miniaturas que se enquadrem no seu objetivo, da parte de colecionadores terceiros ou simplesmente de pessoas que tenham algumas e gostassem de as ver preservadas e expostas. “Nós até temos um ‘placard’ a dizer às pessoas que queiram doar, ou emprestar, algumas miniaturas para exposição, que podem fazê-lo porque temos capacidade para as preservar e para as expor”, elucidou a dirigente associativa.

O Museu dispõe, para já, de 13 vitrinas; por definição as vitrinas são envidraçadas. “As vitrinas foram adquiridas pela JuvAz; 5 já as tínhamos em 2014 quando da exposição temporária; das restantes 8, algumas são fruto de um donativo e as restantes foram adquiridas na sequência de uma candidatura que fizemos ao Instituto Português do Desporto e Juventude, ao abrigo da qual veio algum dinheiro para a exposição, nomeadamente para as vitrinas, que é o mais dispendioso”, referiu Diana Raimundo.

A exposição está muito bem organizada. “Foi o Rui Teixeira que tratou da organização; as viaturas estão expostas por coleções e dentro de cada coleção estão expostas por ordem cronológica – é coisa para ter dado bastante trabalho!” – comentou a jovem dirigente.

Além da exposição este Museu possui uma videoteca, uma míni biblioteca com livros emprestados, um tapete para aprendizagem das regras básicas de trânsito e um espaço reservado à eventual reparação de uma ou outra miniatura. Nas paredes, pequenos painéis ilustram modelos automóveis do passado, fornecendo dados sobre os mesmos.

museupublico

Compareceram à inauguração do Museu Didático do Automóvel em Miniatura de Assentiz mais de três dezenas de fregueses da União de Freguesias da Marmeleira e Assentiz, da cidade de Rio Maior a presidente da Câmara Muni-cipal, Isaura Morais, a vereadora da Cultura, Ana Filomena Figueiredo e mais duas ou três pessoas e, claro, jovens associados da JuvAz.

Compondo de forma sugestiva este acontecimento no exterior do edifício onde está instalado o Museu, e que é o do antigo Jardim Infantil, foram dispostas Vespas e uma Macal do grupo lúdico local «Vespas no Ponto», bem como alguns automóveis que ainda longe de serem clássicos, realmente já são máquinas de venerandas idades…

Também não escapou à nossa objetiva um engraçado míni jardim em pneus sobrepostos, pintados de cores garridas.

O Museu foi inaugurado pela presidente da Câmara, Isaura Morais, a presidente da Junta da Freguesia de Marmeleira e Assentiz, Amélia Simão, a presidente da JuvAz, Diana Raimundo e Rui Teixeira.

O Museu foi inaugurado pela presidente da Câmara, Isaura Morais, a presidente da Junta da Freguesia de Marmeleira e Assentiz, Amélia Simão, a presidente da JuvAz, Diana Raimundo e Rui Teixeira.

Antes de se passar à visita à exposição o Museu foi inaugurado com o tradicional descerramento de uma placa alusiva, pela presidente da Câmara, Isaura Morais, a presidente da Junta da Freguesia de Marmeleira e Assentiz, Amélia Simão, a presidente da JuvAz, Diana Raimundo e Rui Teixeira.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Salgema – Pastelaria. Vai um cafezinho? Um pastelinho? Região | Salgema – Pastelaria. Vai um cafezinho? Um pastelinho?
Região | Competições internacionais de Polo aquático em Rio Maior Região | Competições internacionais de Polo aquático em Rio Maior
Região | O Rio Maior Sport Clube vai a votos a 9/5/2019 Região | O Rio Maior Sport Clube vai a votos a 9/5/2019
Região | Cartoonista António Maia distinguido pelo Rotary de Rio Maior Região | Cartoonista António Maia distinguido pelo Rotary de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.