O nosso papel é ser feliz

O nosso papel é ser feliz

Reflexão de Garcia Cruz

Na vida tudo está bem. Tudo é passageiro. Tudo é transitório. Tudo acontece a diferentes velocidades, num ciclo ininterrupto de opostos que se entendem e complementam. O nosso papel é estar de bem com a vida. O nosso papel é ser feliz.
 
Há dias, num programa televisivo português, um velho, muito novo, com apenas 92 anos, despertou a minha atenção. Era um homem alegre e bem-disposto, com pensamento muito jovem, muitas histórias para contar e ainda sedento de viver. Quando, em estúdio, a apresentadora do programa lhe perguntou se tinha dores, ele respondeu, alegremente, que sim, que tinha várias, mas que isso até era bom, na medida em que uma dor distraía a outra (risos). Sendo também um apaixonado pela dança, quando lhe foi perguntado se ainda dançava, respondeu prontamente que sim, mas só danças do tipo “constituir família,” resposta a que se sucedeu uma grande risada geral.
 
Perguntado ainda se contava anedotas, respondeu afirmativamente, contando, de forma assertiva, esta anedota deliciosa:
– Um dia, junto à estação do Rossio, em Lisboa, um invisual tocava a sua concertina quando apareceu um polícia que lhe perguntou se tinha licença para estar ali. O cego respondeu que não. Disse-lhe então o polícia:
– Sendo assim vai ter que me acompanhar.
Resposta pronta do cego:
– Muito bem! E que música é que o senhor quer cantar?
 
Para finalizar, este admirável senhor, terminou a sua presença no programa, dançando, com a apresentadora, um tango, lentamente, mas com a elegância que o tango exige, apesar de não estar habituado ao par.
 
Ora digam lá que viver para lá dos 90 não pode continuar a ser bem interessante e divertido?
Gostei deste homem sábio. Gostei muito da lição.
Nota: texto escrito em desconformidade como o novo AO
Categorias:Opinião Tags: , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

O jornal e a terra O jornal e a terra
Instituto Terra e Memória em documentário científico Instituto Terra e Memória em documentário científico

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.