O Rio Maior Sport Clube e a história do futebol na cidade…

O Rio Maior Sport Clube é o segundo clube riomaiorense a adotar este nome

Primeiros corpos sociais do Rio Maior Sport Clube 2016.

Primeiros corpos sociais do Rio Maior Sport Clube 2016.

O Rio Maior Sport Clube fundado em 6 de julho de 2016 é o segundo clube riomaiorense a adotar este nome.

Há 97 anos nascia na então vila de Rio Maior o primeiro Rio Maior Sport Clube. A respeito deste clube, do futebol e outros desportos, escreveu Fernando Duarte no seu livro «História de Rio Maior»:

Fernando Duarte.

Fernando Duarte.

“Em 1919 surgiu a primeira colectividade desportiva riomaiorense, o Rio Maior Sport Clube, que teve actividade até 1935, durante dezasseis anos, portanto. É facto que o desporto tivera advento na região de Rio Maior logo nos primeiros anos do século, sem esquecer a caça e pesca, actividades que vinham do passado e que tiveram mesmo certa notoridade nos finais do século XIX. O desporto desenvolveu-se, sobretudo, no período da Grande Guerra de 1914-1918, foi quando se praticou, sobretudo na vila, como recordam os mais antigos, futebol, um ciclismo incipiente e corridas pedestres, sem regras nem método. Os campos desportivos eram os improvisados largos e praças de Rio Maior, e até na Pá Ribeira.”

Mais adiante, Fernando Duarte deixa mais alguns dados do maior interesse para a história local do desporto; citamos:
“De 1921 a 1929, uma segunda colectividade desportiva surgiu depois do Rio Maior Sport Clube – o Operário Foot-Ball Riomaiorense. O Município comprara uma propriedade de vinha à Família Agria, na zona do actual Parque (nr.: hoje chamado Jardim Municipal ou Parque 25 de Abril), e aí se instalou um campo de futebol.

Os dois clubes locais aí disputaram vários jogos, com grande rivalidade e algum interesse público. Na disputa de uma estatueta de bronze, triunfou então o veterano Rio Maior Sport Clube, de cuja equipa de futebol faziam parte Henrique e João Carreira, Asdrúbal Calisto, Alberto Coimbrão e outros.”

Outros grupos de futebol deste período: Os Cancelões (1923-1926), que jogava na Tufeira do Regalo, Lusitânia Futebol Clube (1923-1927), e União Foot-Ball Riomaiorense (1923-1925).

O Rio Maior Sport Clube criado em 2016 não é herdeiro e muito menos um renascido Rio Maior Sport Clube surgido em 1919, apenas tem o mesmo nome e a ambição de levar longe o nome desta cidade e do seu concelho, com «Rigor, Mística, Sentimento e Conquista!», honrando assim a memória desse primeiro e já tão longínquo Rio Maior Sport Clube e dando prioridade nos seus plantéis aos jovens riomaiorenses reforçados por alguns futebolistas estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Recordamos aqui a constituição dos primeiros órgãos sociais do Rio Maior Sport Clube (2016):
Assembleia Geral
Presidente, Isaura Morais;
Vice-presidente, Eduardo Agostinho;
Vice-presidente, Carlos Nazaré Almeida.
Conselho Fiscal
Presidente, Leonardo Ferreira;
Vice-presidente, Nuno Loureiro;
Secretário, João Canadas.
Direção
Presidente, Leandro Antunes;
Vice-presidente, Mauro Pulquério;
Vice-presidente, Paulo Vieira;
Tesoureiro, Vítor Alexandre;
Secretário, Eduardo Teixeira.

As equipas do Rio Maior Sport Clube (2016) praticam bom futebol, bonito e quase sempre eficaz e estão bem posicionadas nos respetivos campeonatos distritais da 2ª divisão de Santarém: em seniores, na série A está em 5º lugar, com 20 pontos, apenas a 2 pontos de um lugar que lhe permita participar no apuramento do campeão distrital; e em juniores é 1º classificado, com 24 pontos, tantos quantos tem o 2º, o Atlético Ouriense.

Categorias:Em Destaque, RMSC - Rio Maior Sport Clube Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior SC tem Assembleia Geral dia 22 Rio Maior SC tem Assembleia Geral dia 22
Embate entre candidatos deu empate Embate entre candidatos deu empate
Rio Maior S.C. compromete aspirações a comandante Rio Maior S.C. compromete aspirações a comandante
Rio Maior Sport Clube bate Espinheirense e vai a Caxarias Rio Maior Sport Clube bate Espinheirense e vai a Caxarias

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.