Operação Baco testou mais de 56 mil condutores

Operação Baco – Balanço aponta para 2,13% de condutores com excesso de álcool no sangue.

 Nesta operação da GNR, 421 acusaram uma taxa superior a 1,2 gramas por litro de sangue.

Sob a designação de Operação Baco, a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 28 de maio intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.

Baco era o deus do vinho e da ebriedade dos romanos. Não é de estranhar que uma próxima operação idêntica possa chamar-se Dionísio que era o nome do deus com o mesmo “pelouro” de Baco entre os gregos.

As ações de fiscalização foram direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, tendo estado empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).

Durante o período da operação foram testados 56 016 condutores, tendo sido registados 1 194 condutores com excesso de álcool, dos quais 421 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1,2 gramas por litro (g/l), resultando na sua detenção. A Guarda Nacional Republicana destaca os casos dos distritos de Aveiro, Faro e Coimbra, onde foram verificados 61, 53 e 36 crimes, respetivamente.

“Perante estes números, a GNR continuará a intensificar ações de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas”, assegura.

Categorias:Nacional Tags: , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
NA ESDRM conclui o Nacional de Andebol da 3ª Divisão em 6º lugar NA ESDRM conclui o Nacional de Andebol da 3ª Divisão em 6º lugar
29.ª FERSANT arranca no sábado no CNEMA em Santarém 29.ª FERSANT arranca no sábado no CNEMA em Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.