Orquestra Típica Scalabitana actua em Rio Maior

A convite da Associação “Quem Não Tem Cão – Oficina de Artistas”, a Orquestra Típica Scalabitana apresentará no próximo dia 28 de Março (Sábado), pelas 21H30, um espectáculo no Cineteatro de Rio Maior.

A organização do concerto pertence à Câmara Municipal de Rio Maior e à Associação “Quem Não Tem Cão – Oficina de Artistas” sendo que o preço do bilhete é 5,00 €.

Orquestra Típica Ribatejana

Sobre a Orquestra Típica Scalabitana

A Orquestra Típica Scalabitana foi fundada em Março de 1946 por um jovem e ambicioso músico que na época tinha 20 anos, António Gavino. Rodeou-se de outros jovens amantes da música, com o propósito de criar e divulgar um estilo de música que expressasse os sentimentos mais profundos do Ribatejo. Outros maestros seguiram as ideias de António Gavino: Casimiro Silva, Joaquim Luis Gomes, David Costa e Silva, Victor Bonjour, Jorge Costa Pinto e João Manuel Pinote, o actual maestro, uma pessoa bem conhecida no mundo da música, sobretudo aquela que se identifica com a música da nossa região e com ele próprio, capaz de manter os detalhes básicos que levam ao objectivo principal da Orquestra Típica Scalabitana: ter a percepção dos sons, a paisagem, a poesia e o sentimento de um povo que representa: O Ribatejo.

A Orquestra Típica Scalabitana já se apresentou um pouco por todo o território português e também no estrangeiro, nomeadamente na Europa e Ásia.

É uma orquestra muito rejuvenescida no presente, que inclui cerca de quarenta elementos repartidos entre músicos e cantores.

As sonoridades que podemos ouvir são de bandolins, clarinetes, flautas, acordeões, guitarras e bateria, em instrumentais ou a acompanhar o coro e os solistas.

No palco, o grupo apresenta-se com trajes típicos do Ribatejo.

Texto da Biografia da OTS, de Manuel Coelho

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Música Fora de Portas vai fazer-se ouvir em Arrouquelas Região | Música Fora de Portas vai fazer-se ouvir em Arrouquelas
Região | Música Fora de Portas levou ACCRM à Azinheira Região | Música Fora de Portas levou ACCRM à Azinheira
Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM. Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM.
Cineteatro de Constância: Município adquire edifício por usucapião Cineteatro de Constância: Município adquire edifício por usucapião

Um Comentário

  1. Manuel Coelho diz:

    Por abono da verdade que não por vaidade, o presente texto da Biografia da OTS é da minha autoria.
    Só para que conste.
    Manuel Coelho

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.