Orquestra Típica Scalabitana actua em Rio Maior

A convite da Associação “Quem Não Tem Cão – Oficina de Artistas”, a Orquestra Típica Scalabitana apresentará no próximo dia 28 de Março (Sábado), pelas 21H30, um espectáculo no Cineteatro de Rio Maior.

A organização do concerto pertence à Câmara Municipal de Rio Maior e à Associação “Quem Não Tem Cão – Oficina de Artistas” sendo que o preço do bilhete é 5,00 €.

Orquestra Típica Ribatejana

Sobre a Orquestra Típica Scalabitana

A Orquestra Típica Scalabitana foi fundada em Março de 1946 por um jovem e ambicioso músico que na época tinha 20 anos, António Gavino. Rodeou-se de outros jovens amantes da música, com o propósito de criar e divulgar um estilo de música que expressasse os sentimentos mais profundos do Ribatejo. Outros maestros seguiram as ideias de António Gavino: Casimiro Silva, Joaquim Luis Gomes, David Costa e Silva, Victor Bonjour, Jorge Costa Pinto e João Manuel Pinote, o actual maestro, uma pessoa bem conhecida no mundo da música, sobretudo aquela que se identifica com a música da nossa região e com ele próprio, capaz de manter os detalhes básicos que levam ao objectivo principal da Orquestra Típica Scalabitana: ter a percepção dos sons, a paisagem, a poesia e o sentimento de um povo que representa: O Ribatejo.

A Orquestra Típica Scalabitana já se apresentou um pouco por todo o território português e também no estrangeiro, nomeadamente na Europa e Ásia.

É uma orquestra muito rejuvenescida no presente, que inclui cerca de quarenta elementos repartidos entre músicos e cantores.

As sonoridades que podemos ouvir são de bandolins, clarinetes, flautas, acordeões, guitarras e bateria, em instrumentais ou a acompanhar o coro e os solistas.

No palco, o grupo apresenta-se com trajes típicos do Ribatejo.

Texto da Biografia da OTS, de Manuel Coelho

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira em concerto Banda Filarmónica da Vila da Marmeleira em concerto
+ Teatro regressa ao palco para salvar casamentos + Teatro regressa ao palco para salvar casamentos
Audição de Natal da Escola de Música do Arco da Memória Audição de Natal da Escola de Música do Arco da Memória
Breves de Rio Maior que podem ser do seu interesse Breves de Rio Maior que podem ser do seu interesse

Um Comentário

  1. Manuel Coelho diz:

    Por abono da verdade que não por vaidade, o presente texto da Biografia da OTS é da minha autoria.
    Só para que conste.
    Manuel Coelho

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.