Os 900 anos da fundação da Abadia de Claraval

Alcobaça assinala com um colóquio o IX Centenário da Abadia de Claraval (1115-2015)

claraval

No próximo sábado, 14 de novembro, realiza-se em Alcobaça, no auditório da Biblioteca Municipal, das 9 às 17h30, um colóquio sobre o IX Centenário da fundação de Claraval. Estarão presentes nove especialistas que falarão para quem os desejar ouvir e com quem se poderá estabelecer o debate.

A promoção deste colóquio é da responsabilidade da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Câmara Municipal de Alcobaça e da AMA – Amigos do Mosteiro de Alcobaça.

Um mosteiro é, antes de tudo, um projeto religioso, uma via para a perfeição, um caminho para o encontro com Deus. Assim sendo, a Regra deveria ter apenas uma única interpretação e os costumes litúrgicos serem os mesmos para todo o cenóbio.

Durante a Idade Média, o mosteiro será naturalmente uma réplica da Jerusalém celeste. E porque a Santa Regra diz que a habitação do monge do coro é no claustro, faziam plenamente sentido as palavras de Bernardo, abade de Claraval, ao dirigir-se aos cistercienses: “Que o Senhor habite primeiro em cada um de nós e só depois no conjunto de todos nós.”

Comemorar os nove séculos da fundação de Claraval por S. Bernardo é o objetivo deste colóquio que visa, sobretudo, recordar a importância da Ordem de Cister – refere a organização.

Categorias:Regional Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Leiria quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027 Região | Leiria quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027
Região | Ginásio de Alcobaça ganha II Torneio Jorge Madeira Região | Ginásio de Alcobaça ganha II Torneio Jorge Madeira
Aveiras de Cima recebe colóquio sobre a Figueira-da-Índia Aveiras de Cima recebe colóquio sobre a Figueira-da-Índia
D. Pedro I, um rei mal conhecido. Nos 650 anos da sua morte D. Pedro I, um rei mal conhecido. Nos 650 anos da sua morte

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.