Os Maioriais organizam Festival Nascente Rio Maior

 

FESTIVAL NASCENTEOs Maiorais – Secção de Cultura da Casa do Povo de Rio Maior, começam a levar a palco, já no próximo dia 21 de Março, a primeira edição do Festival Nascente – Novas Músicas, Novos Artistas.

Assim, até 20 de Junho de 2015, este evento servirá como plataforma de apresentação de novos projectos artísticos nacionais, contemplando novas abordagens na música, artes plásticas e cinema. Pretendem os organizadores e promotores a reaproximação entre as populações do concelho e a criação artística, estimulando a diversidade, o conhecimento e o desenvolvimento económico e social do concelho de Rio Maior.

O festival irá dividir-se em quatro sessões, uma por mês, durante as quais os espectadores poderão contar com oito bandas de música contemporânea e quatro artistas plásticos que têm em comum o vanguardismo, a irreverência e o reconhecimento por parte da crítica do valor que o seu trabalho tem para o desenvolvimento cultural.

A primeira sessão acontece já no próximo dia 21, sábado, às 23h00, com concertos das bandas Leaf e Equations e exposição de artes plásticas da autoria de André Neves. A abertura do Festival Nascente caberá ao duo caldense Leaf e ao seu punk hardcore disruptivo, carregado de energia, ao que se seguem os Equations, que apresentam o muito anunciado e bem recebido novo álbum. Lê-se e ouve-se falar que Hightower é do melhor que se tem criado no plano musical em Portugal, e talvez as lotações esgotadas por todo o país sejam a confirmação disso mesmo. Math rock, progressive rock, space rock são algumas das designações que lhes são atribuídas, mas etiquetas à parte, Equations é a confirmação de que a música portuguesa está bem e recomenda-se.

Na galeria poder-se-á conhecer o trabalho do artista do Barreiro, André Neves. O seu trabalho visual baseia-se na exploração dos sentidos através da cor aplicada em formas orgânicas ou elementos naturais. A exposição irá contar também com uma original performance sonora do artista, executada num criativo instrumento de percussão criado exclusivamente com objectos e materiais desperdiçados.

O Festival Nascente continua depois nas seguintes datas e com os seguintes artistas:

18 de Abril

Música: Marvel Lima; Conjunto!evite.

Exposição: Inês Rodrigues Soares – Escultura cerâmica

23 de Maio

Música: Volcano Skin; Fuzz.

Exposição: Colectivo Tressessenta – Desenho

20 de Junho

Música: Pista; Tracy Lee Summer.

Exposição:A confirmar

O Festival Nascente tem o apoio da Fundação Inatel e da Câmara Municipal de Rio Maior e é uma organização d’Os Maiorais – Secção de Cultura da Casa do Povo de Rio Maior. As portas abrem às 22:30 e os menores de 20 anos têm entrada gratuita em todas as sessões do Festival Nascente. Para os restantes espectadores as entradas estarão disponíveis a 5€.

Resta referir que o Festival Nascente terá lugar no Espaço Maioral, situado no antigo pavilhão dos bombeiros voluntários de Rio Maior.

Categorias:Artes e Cultura, Em Destaque Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Animatro, porque há Orçamento Participativo Jovem Região | Animatro, porque há Orçamento Participativo Jovem
Região | Bons Sons em Cem Soldos é mais que um festival Região | Bons Sons em Cem Soldos é mais que um festival
Festival de fim de época desportiva da Natação, Ténis e Padel Festival de fim de época desportiva da Natação, Ténis e Padel
Festival de Verão das Escolas de Natação, e de Ténis e Padel 2018 Festival de Verão das Escolas de Natação, e de Ténis e Padel 2018

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.