Os Maioriais organizam Festival Nascente Rio Maior

 

FESTIVAL NASCENTEOs Maiorais – Secção de Cultura da Casa do Povo de Rio Maior, começam a levar a palco, já no próximo dia 21 de Março, a primeira edição do Festival Nascente – Novas Músicas, Novos Artistas.

Assim, até 20 de Junho de 2015, este evento servirá como plataforma de apresentação de novos projectos artísticos nacionais, contemplando novas abordagens na música, artes plásticas e cinema. Pretendem os organizadores e promotores a reaproximação entre as populações do concelho e a criação artística, estimulando a diversidade, o conhecimento e o desenvolvimento económico e social do concelho de Rio Maior.

O festival irá dividir-se em quatro sessões, uma por mês, durante as quais os espectadores poderão contar com oito bandas de música contemporânea e quatro artistas plásticos que têm em comum o vanguardismo, a irreverência e o reconhecimento por parte da crítica do valor que o seu trabalho tem para o desenvolvimento cultural.

A primeira sessão acontece já no próximo dia 21, sábado, às 23h00, com concertos das bandas Leaf e Equations e exposição de artes plásticas da autoria de André Neves. A abertura do Festival Nascente caberá ao duo caldense Leaf e ao seu punk hardcore disruptivo, carregado de energia, ao que se seguem os Equations, que apresentam o muito anunciado e bem recebido novo álbum. Lê-se e ouve-se falar que Hightower é do melhor que se tem criado no plano musical em Portugal, e talvez as lotações esgotadas por todo o país sejam a confirmação disso mesmo. Math rock, progressive rock, space rock são algumas das designações que lhes são atribuídas, mas etiquetas à parte, Equations é a confirmação de que a música portuguesa está bem e recomenda-se.

Na galeria poder-se-á conhecer o trabalho do artista do Barreiro, André Neves. O seu trabalho visual baseia-se na exploração dos sentidos através da cor aplicada em formas orgânicas ou elementos naturais. A exposição irá contar também com uma original performance sonora do artista, executada num criativo instrumento de percussão criado exclusivamente com objectos e materiais desperdiçados.

O Festival Nascente continua depois nas seguintes datas e com os seguintes artistas:

18 de Abril

Música: Marvel Lima; Conjunto!evite.

Exposição: Inês Rodrigues Soares – Escultura cerâmica

23 de Maio

Música: Volcano Skin; Fuzz.

Exposição: Colectivo Tressessenta – Desenho

20 de Junho

Música: Pista; Tracy Lee Summer.

Exposição:A confirmar

O Festival Nascente tem o apoio da Fundação Inatel e da Câmara Municipal de Rio Maior e é uma organização d’Os Maiorais – Secção de Cultura da Casa do Povo de Rio Maior. As portas abrem às 22:30 e os menores de 20 anos têm entrada gratuita em todas as sessões do Festival Nascente. Para os restantes espectadores as entradas estarão disponíveis a 5€.

Resta referir que o Festival Nascente terá lugar no Espaço Maioral, situado no antigo pavilhão dos bombeiros voluntários de Rio Maior.

Categorias:Artes e Cultura, Em Destaque Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

CVP Aveiras de Cima realiza Festival de Sopas CVP Aveiras de Cima realiza Festival de Sopas
CIMLT participa no Festival Nacional de Gastronomia CIMLT participa no Festival Nacional de Gastronomia
Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia
Praça dos Imperadores recebe 1º Festival de Fitness – PAFT Praça dos Imperadores recebe 1º Festival de Fitness – PAFT

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.