Os petiscos de verão e a saúde

Os petiscos de verão exigem consumo moderado

6-8petiscoveraopagina

Com a chegada do verão, aumenta o consumo dos petiscos típicos desta estação, alguns deles com mais benefícios para a saúde do que outros. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa esclarece quais são mais saudáveis.

“O caracol é um molusco, semelhante à amêijoa e ao berbigão, contudo, em igual quantidade, é menos calórico, pelo que deve ser preferido. Para além de poucas calorias, o caracol tem mais proteína na sua constituição e é, por isso, mais saudável. A amêijoa tem mais calorias do que o caracol mas menos que o berbigão, pois cerca de 60 gramas (um pires) equivalem a apenas 70 calorias”, explica Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

“Relativamente aos queijos, os brancos (fresco, requeijão, mozarela e ricota) devem ser a primeira opção, uma vez que têm menos calorias, menor teor de gordura e sódio e maior quantidade de água do que os queijos curados e amanteigados”, revela.

A nutricionista clínica alerta ainda que “todos os petiscos devem ser consumidos com moderação e que, no máximo, devem ser acompanhados por dois copos de vinho. O ideal será não juntar pão, tostas ou molhos aos petiscos, pois isso poderá triplicar a quantidade de calorias ingeridas”.

E acrescenta: “entre os petiscos apreciados no verão, os mais saudáveis são os tremoços, uma vez que têm um teor calórico muito reduzido e uma quantidade elevada de água.”

Ana Rita Lopes salienta também a importância da ingestão de quantidades superiores de água durante as estações mais quentes. “Nesta época do ano, é muito importante ingerir cerca de dois litros de água por dia, uma vez que o nosso corpo necessita de mais água quando está mais calor”.

Nota

Lusíadas é uma marca que abrange hospitais e clínicas de norte a sul do país. A Lusíadas Saúde foi eleita pelo 2º ano consecutivo «Escolha do Consumidor». É o primeiro grupo privado de saúde em Portugal a ter hospitais acreditados pela sua qualidade e segurança (pela Joint Commission International).

Saiba mais em www.lusiadas.pt

Categorias:Em Destaque Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Não levou a saúde a sério? Não faça o mesmo com a doença Não levou a saúde a sério? Não faça o mesmo com a doença
Saiba quais são os 12 desejos da DECO para 2018 Saiba quais são os 12 desejos da DECO para 2018
Monumentos de Santarém têm horário de Verão Monumentos de Santarém têm horário de Verão
Em Rio Maior o verão começa já esta quinta-feira, 15 de junho Em Rio Maior o verão começa já esta quinta-feira, 15 de junho

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.