Projeto de Arte Pública contempla concelho de Rio Maior

Programa «Arte Pública Fundação EDP» é lançado em 15 de julho de 2016.

Está agendada para 15 de julho em curso, na sede da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, a cerimónia de lançamento do programa Arte Pública Fundação EDP, projeto que pretende levar a arte pública a meios rurais, usando a intervenção artística como instrumento de inclusão social, numa iniciativa de âmbito nacional orientada para territórios de baixa densidade populacional como é o caso, por exemplo, do concelho de Rio Maior.

Democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público são alguns dos principais objetivos desta iniciativa.

O projeto prevê intervenções em diferentes zonas do País em parceria com instituições e coletividades locais ligadas às artes. Em termos de dispersão geográfica – e é aqui que o assunto interessa particularmente a Rio Maior – o projeto estará presente em:

– Trás-os-Montes (localidades de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro);

– no Ribatejo (Vila da Marmeleira, Assentiz e Salinas de Rio Maior);

Vila da Marmeleira: Parque das Merendas e Lavadouro.

Vila da Marmeleira: Parque das Merendas e Lavadouro.

Assentiz: Fonte Mourisca.

Assentiz: Fonte Mourisca.

Salinas de Rio Maior: uma perspetiva.

Salinas de Rio Maior: uma perspetiva.

– no Alentejo (Ouguela, Campo Maior e Degolados);

– e no Algarve (Vila do Bispo, Barão de S. João, Mexilhoeira, Messines, Alte e Alportel).

Cristina Mateus, Fernando José Pereira, Gabriela Vaz Pinheiro, João Seguro, Luis Silveirinha, Manuel João Vieira, Vhils, Xana, André Clérigo, FAHR 021.3, Jorge Pereira, Mar, Mariana a Miserável, Menau, Miguel Schreck, Nada, Nuno Pimenta, Orphão, Padure, Pedro Almeida, R2 Design, Ricardo Brás dos Santos, Sofia Borges, Susana Gaudêncio e Tiago Batista são os artistas envolvidos neste projeto.

A cerimónia em S. Bartolomeu de Messines contará com a presença de Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP, de João Pinharanda, curador do projeto e de XANA.

Categorias:Artes e Cultura Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | 1º Fórum de Justiça Social de Rio Maior em novembro Região | 1º Fórum de Justiça Social de Rio Maior em novembro
Região | «Corações de Amanhã», campanha apoiada por Municípios Região | «Corações de Amanhã», campanha apoiada por Municípios
Região | Este ano faça férias com arte – sugere a Fundação EDP Região | Este ano faça férias com arte – sugere a Fundação EDP
Melhor par sénior em Patinagem Artística é do CNRM Melhor par sénior em Patinagem Artística é do CNRM

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.