PSP do Cartaxo já tem nova esquadra

A cerimónia das comemorações oficiais do 138.º Aniversário da PSP do Distrito de Santarém, que decorreu no dia 20 de Maio, teve como palco a nova Esquadra da PSP do Cartaxo, cuja obra e respectivo apetrechamento foram agora concluídos, permitindo aos agentes e à comunidade do concelho, usufruir de um equipamento moderno e funcional.

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que presidiu à abertura da nova Esquadra da PSP do Cartaxo, considerou que infra-estrutura “é um excelente exemplo” de como a colaboração entre o MAI e as autarquias, tem permitido a recuperação do património imobiliário do Ministério.

Ministro Miguel Macedo ladeado por Paula Peneda e Pedro Magalhães Ribeiro.

Ministro Miguel Macedo ladeado por Paula Peneda e Pedro Magalhães Ribeiro.

A parceria com a Câmara Municipal, que cedeu o terreno para a construção da Esquadra e foi responsável pela execução e fiscalização da obra, mostra segundo Miguel Macedo que apesar das dificuldades “se todos pusermos ao dispor, em conjunto, os poucos recursos que temos, conseguimos vencer dificuldades e concretizar aquilo que é bom para as nossas comunidades e para as instituições que servimos”.

Já o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, optou por frisar o papel da PSP na vida da comunidade. Pedro Magalhães Ribeiro enfatizou a competência profissional e as provas dadas pelas forças de segurança, afirmando que “quando este equipamento é colocado ao serviço da nossa comunidade, entendo ser este o momento adequado para dar testemunho público do reconhecimento que o Município tem pelas suas forças de segurança”, considerando ainda que a PSP é reconhecida por todos pela “profunda proximidade à população e às instituições”, pelo que, apesar da “situação financeira da Câmara Municipal ser bastante preocupante e asfixiante nas áreas do investimento, tudo faremos para continuar a ajudar as nossas forças de segurança, a reforçarem a capacidade de resposta aos problemas da nossa comunidade”, afirmou.

Imagem da cerimónia oficial.

Imagem da cerimónia oficial.

Por seu turno, Paula Peneda, Comandante do Comando Distrital de Polícia de Santarém, fez o balanço da evolução da criminalidade denunciada, destacando a colaboração e empenho da Câmara Municipal na concretização da obra da nova Esquadra da PSP, bem como as “excelentes relações institucionais que nos unem, alicerçadas na partilha dos mesmos valores e na dignificação da instituição policial, mas sobretudo, na camaradagem, coesão e sentido de pertença que essas relações encerram”.

Paula Peneda frisou o trabalho do Comando Distrital, dando conta dos resultados de 2013 “o relatório da criminalidade denunciada, relativo ao comando distrital de Santarém – nos últimos cinco anos – destaca que a criminalidade geral e a criminalidade violenta e grave registam uma propensão para o decréscimo. Em 2013, a criminalidade geral verificou uma diminuição de 9,2 %, a criminalidade violenta e grave apresentou um decréscimo de 21,4% “.

Panorâmica das instalações durante a inauguração.

Panorâmica das instalações durante a inauguração.

Paula Penedo, chamou ainda a atenção para novas formas de criminalidade que exigem novas respostas por parte das forças de segurança. Paula Peneda lembrou que “a actuação da PSP, no quadro do sistema de segurança interna, tem demonstrado a importância da instituição enquanto garante da defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, na salvaguarda dos seus bens, na manutenção e reposição da ordem pública e na prevenção e investigação criminal”, mas “sabemos que o exercício da segurança pública é de natureza multidisciplinar, pelo que as relações de proximidade com toda a comunidade são importantes”.

A cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, contou com a presença de inúmeros agentes e dirigentes das forças de segurança, a nível concelhio, distrital e nacional, de deputados eleitos pelo distrito de Santarém, de dirigentes do Ministério da Administração Interna e inúmeros representantes de instituições e organizações públicas e privadas, assim como o Bispo de Santarém D. Manuel Pelino Domingues, presidentes de Câmara Municipal do Distrito e autarcas da Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia do concelho.

As instalações da nova Esquadra contaram com a bênção do Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues.

Categorias:Regional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo
Região | 4 restaurantes de Rio Maior receberam certificados da ERTAR Região | 4 restaurantes de Rio Maior receberam certificados da ERTAR
Região | O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto Região | O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto
Região | «O Riomaiorense», o presente e o futuro da imprensa regional Região | «O Riomaiorense», o presente e o futuro da imprensa regional

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.