Que tal visitar um Museu da Seda?

O Museu da Seda de Freixo de Espada à Cinta vai ser inaugurado no dia 15 de Agosto de 2015

Casulos do bicho-da-seda em água quente para libertar os filamentos da chamada sericina da seda de que se obtêm os fios de seda.

Casulos do bicho-da-seda em água quente, para libertar os filamentos da chamada sericina da seda, de que se obtêm os fios de seda.

A cultura do bicho-da-seda e o trabalho da seda têm larga história e tradição em Freixo de Espada à Cinta, sendo atualmente o único lugar de Trás-os-Montes onde ainda se trabalha a seda. A cultura da seda atingiu o seu apogeu no final do século XVIII, e caiu posteriormente no esquecimento. Em Freixo foi uma associação de defesa do artesanato, atualmente extinta, que recuperou a tradição de trabalhar a seda. Agora é o Município de Freixo de Espada à Cinta que está à frente dos destinos da seda em Freixo, e para que a tradição não se perca, recuperou a casa onde se trabalhava a seda e transformou-a num museu.

No Museu da Seda, que inaugura a 15 de agosto, o visitante poderá inteirar-se de todo o ciclo da seda, trabalhada ainda de forma artesanal, bem como adquirir os produtos de primeira qualidade que ali se produzem.

A inauguração do Museu da Seda contará com a presença do diretor do Museu do Douro Fernando Seara, e do diretor Regional de Cultura do Norte António Ponte.

O Museu da Seda fica no Largo do Outeiro em Freixo de Espada à Cinta.

Aqui lhe deixamos mais uma sugestão de momentos diferentes e eventualmente enriquecedores, para incluir num passeio de férias…

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
ASFIC estagia em hotel de Setúbal ASFIC estagia em hotel de Setúbal
GNR realizou sessão de hipoterapia em Tomar GNR realizou sessão de hipoterapia em Tomar

2 Comentários

  1. Luzia Portugal Imóveis diz:

    Se percebi em Rio Maior há um museu da seda !!! como se pode visitar?
    Obrigado

    • Carlos Manuel diz:

      Boa noite. O Museu da Seda fica em Freixo de Espada à Cinta. Contacte a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta. Melhores cumprimentos. A redação.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.