Que tal visitar um Museu da Seda?

O Museu da Seda de Freixo de Espada à Cinta vai ser inaugurado no dia 15 de Agosto de 2015

Casulos do bicho-da-seda em água quente para libertar os filamentos da chamada sericina da seda de que se obtêm os fios de seda.

Casulos do bicho-da-seda em água quente, para libertar os filamentos da chamada sericina da seda, de que se obtêm os fios de seda.

A cultura do bicho-da-seda e o trabalho da seda têm larga história e tradição em Freixo de Espada à Cinta, sendo atualmente o único lugar de Trás-os-Montes onde ainda se trabalha a seda. A cultura da seda atingiu o seu apogeu no final do século XVIII, e caiu posteriormente no esquecimento. Em Freixo foi uma associação de defesa do artesanato, atualmente extinta, que recuperou a tradição de trabalhar a seda. Agora é o Município de Freixo de Espada à Cinta que está à frente dos destinos da seda em Freixo, e para que a tradição não se perca, recuperou a casa onde se trabalhava a seda e transformou-a num museu.

No Museu da Seda, que inaugura a 15 de agosto, o visitante poderá inteirar-se de todo o ciclo da seda, trabalhada ainda de forma artesanal, bem como adquirir os produtos de primeira qualidade que ali se produzem.

A inauguração do Museu da Seda contará com a presença do diretor do Museu do Douro Fernando Seara, e do diretor Regional de Cultura do Norte António Ponte.

O Museu da Seda fica no Largo do Outeiro em Freixo de Espada à Cinta.

Aqui lhe deixamos mais uma sugestão de momentos diferentes e eventualmente enriquecedores, para incluir num passeio de férias…

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Identificado por furto em interior de residência Região | Identificado por furto em interior de residência
Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas Região | Gestão do Desporto juntou mais de 300 congressistas
Região | Ecologia e Ambiente – A luz solar e as plantas Região | Ecologia e Ambiente – A luz solar e as plantas
Região | No Cartaxo Daniel Sampaio falou de Pais e Adolescentes no tempo da Internet Região | No Cartaxo Daniel Sampaio falou de Pais e Adolescentes no tempo da Internet

2 Comentários

  1. Luzia Portugal Imóveis diz:

    Se percebi em Rio Maior há um museu da seda !!! como se pode visitar?
    Obrigado

    • Carlos Manuel diz:

      Boa noite. O Museu da Seda fica em Freixo de Espada à Cinta. Contacte a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta. Melhores cumprimentos. A redação.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.