Recordando Atuargumentação 2016

Aconteceu em maio deste ano, no auditório do CNIRM

Atuaação teve casa cheia para ver, viver e aplaudir Atuargumentação.

O júri.

O júri.

No sábado, 7 de maio de 2016, realizou-se no auditório do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior a Finalíssima da II Edição do projeto Atuargumentação, promovido pela Atuaação – Associação Jovem de Rio Maior.

Cerca de 120 pessoas assistiram, entusiasmadas, à troca de argumentos entre quatro equipas finalistas de alunos: duas do 3º ciclo (uma da EB Marinhas do Sal e outra da Escola Secundária de Rio Maior) e duas do ensino secundário (uma da Escola Profissional de Rio Maior e a outra da Escola Secundária). As equipas defrontaram-se nos respetivos patameres de ensino.

As equipas do 3º ciclo: à esquerda a Sal & Order, do Agrupamento Marinhas do Sal e à direita os César’s Argumentists da Escola Secundária.

As equipas do 3º ciclo: à esquerda a Sal & Order, do Agrupamento Marinhas do Sal e à direita os César’s Argumentists da Escola Secundária.

As equipas do 3º ciclo opuseram-se no tema «Esta casa acredita que 1 minuto de silêncio vale mais que mil palavras» e tiveram a seguinte constituição:

  • Sal & Order (EB Marinhas do Sal) – Juliana Reis, Mafalda Ribeiro, Miguel Martins, Miguel Vieira, Pedro Carmo e Dinis Pires;
  • César’s Argumentists (Escola Secundária) – Catarina Veloso, Paval Mocan, Rodrigo Cameirão, Catarina Aires, Pedro Feliciano e Raquel Salvino.
À esquerda os Professional Speakers da EPRM e à direita os  Argument Destroyers Versão 2 da Escola Secundária.

À esquerda os Professional Speakers da EPRM e à direita os Argument Destroyers Versão 2 da Escola Secundária.

As equipas do ensino secundário argumentaram sobre o tema «Esta casa acredita que a palavra é de prata e o silêncio é de ouro» e foram assim constituídas:

  • Professional Speakers (Escola Profissional) – Diogo Cruz, Rui Mendes, Bruno Miguel e Daniel Filipe;
  • Argument Destroyers Versão 2 (Escola Secundária) – Tiago Jorge, André Henriques, Tiago Pratas, Mariana Frazão, Telmo Tinta e Tiago Ferreira.

O desempenho das equipas foi avaliado por um júri (primeira foto, em cima) constituído, da esquerda para a direita, por: Ana Catarina Marques, do Rotaract; Bruno Vargas, empresário; Lurdes Violante em representação da Câmara Municipal de Rio Maior; Bruna Vicente, coordenadora do projeto e presidente do júri e Nuno Malta, diretor do CNIRM; na foto vê-se ainda a Vanessa, no apoio ao júri.

Os debates entre o “Governo” e a “Oposição”, tanto entre as equipas do 3º ciclo como entre as do ensino secundário saldaram-se no geral em boas trocas de argumentos tendo-se registado mesmo momentos de brilhantismo, quer argumentativo quer na oralidade dos intervenientes, a arrancarem aplausos e incentivos da assistência.

A entrega dos prémios.

A entrega dos prémios.

Para os jurados, “passar uma mensagem e divertirmo-nos foi a melhor maneira de aprendermos alguma coisa”, comentou Bruno Vargas. “Tiveram uma atuação formidável”, considerou Nuno Malta; “Atuargumentação é claramente um projeto que marca a diferença, por isso trabalhem agora a vossa capacidade de argumentar até que fique perfeita”, recomendou Ana Catarina Marques. “Fico muito satisfeita que na minha terra haja uma associação de jovens que consegue proporcionar aos jovens nestas idades a possibilidade de desenvolverem as suas capacidades de argumentação”, afirmou Lurdes Violante.

Juliana Reis (à esquerda) e Mariana Frazão receberam o prémio de Melhor Orador/a no 3º ciclo e no enino secundário, respetivamente.

Juliana Reis (à esquerda) e Mariana Frazão receberam o prémio de Melhor Orador/a no 3º ciclo e no enino secundário, respetivamente.

No 3º ciclo o júri atribuiu o prémio de Melhor Orador/a a Juliana Reis e o de Melhor Equipa à Sal & Order. No ensino secundário o prémio de Melhor Orador/a foi para Mariana Frazão e o de Melhor Equipa para os Argument Destroyers Versão 2.

A II Edição de Atuargumentação abrangeu mais de 600 jovens, teve 16 workshops, 7 professores envolvidos e 24 alunos chegados às finalíssimas.

“Valeu a pena”, reconheceu a presidente da Câmara, Isaura Morais, que convidou os jovens a assistir a reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal. “Vão gostar”, apostou.

Texto e fotos: C.M.

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

3ª edição de ATUARGUMENTAÇÃO decide-se a 13 de maio 3ª edição de ATUARGUMENTAÇÃO decide-se a 13 de maio
Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis? Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis?
AVISAN 2016 – 1 a 4 de dezembro AVISAN 2016 – 1 a 4 de dezembro
Rio Maior Sport Clube – a apresentação Rio Maior Sport Clube – a apresentação

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.