Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia

Cidade de Gotemburgo (Suécia), palco do último intercâmbio de alunos do Projeto ERASMUS/CLAP, acolheu o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal de Rio Maior.

Entre os dias 20 e 24 de maio, na cidade de Gotemburgo, realizou-se o 6.º e último intercâmbio de alunos do Projeto ERASMUS/CLAP, numa parceria entre três escolas europeias:

  • Frolundaskolan , Suécia;
  • SzkolaPodstawowa W Rajsku, Oswiecim, Polónia;
  • Agrupamento Marinhas do Sal, Rio Maior.

Alunos portugueses, suecos e polacos.

Participaram quatro alunos da nossa escola, nomeadamente: Manuel Henriques do 9.º D, Daniela Henriques e Laura Alexandre do 9.º B e Francisco Pinto do 8.º A. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Ana Carmo, Elsa Pereira e Vânia Mateus, e ainda pelo docente João Correia, o qual participou na reunião transnacional dos responsáveis pelo projeto dos vários países.

Este projeto subordina-se ao tema Saúde e Alimentação na Europa, e tem como objetivos capacitar os alunos para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, com particular relevância para uma alimentação saudável e a realização de atividade física, não esquecendo a importância da adoção de critérios de consumo que tenham em conta princípios de sustentabilidade social e ambiental.

Provando arenque em conserva no Porto de Gotemburgo.

Como é habitual nestes intercâmbios, os alunos ficaram alojados em casa de alunos do país de acolhimento, o que, segundo a sua própria avaliação, contribuiu muito positivamente para o desenvolvimento de competências na língua inglesa, na realização de novas amizades, para o conhecimento da cultura do país de acolhimento e dos seus hábitos de vida.

Das atividades realizadas destacamos:

– workshops realizados na escola (carpintaria, cozinha, línguas, educação física, geografia, ciências naturais);

– prática de softball em equipas com várias nacionalidades;

– Peddy-Paper na ilha de Asperö sobre literacia na área alimentar;

– Palestra no Ekocentrum sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS);

– Visita ao Porto de Pesca de Gotemburgo e palestra sobre a importância dos produtos no mar na saúde e a realização de escolhas sustentáveis;

– Visita ao Parque de diversões de Liseberg.

Almôndegas feitas durante o workshop de cozinha.

As atividades realizadas possibilitaram aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e competências, conhecer mais profundamente a cultura sueca e divertirem-se com os seus parceiros nacionais e internacionais.

O balanço final deste intercâmbio é extremamente positivo, o que só foi possível pelo grande empenho de todos os intervenientes, especialmente dos nossos anfitriões suecos, liderados pela coordenadora do projecto, Tina Nilsson.

Texto e fotos: João Correia

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional
Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo
Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração
Região | O Alcorão em Serão Temático promovido pela ACCRM Região | O Alcorão em Serão Temático promovido pela ACCRM

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.