Região | Asseiceira prestou homenagem a São Domingos, seu padroeiro

Homenagem de Asseiceira a S. Domingos foi um bonito e marcante momento de fé.

São Domingos é o padroeiro de Asseiceira de Rio Maior.

De 3 a 7 de agosto está a decorrer em Asseiceira a tradicional Festa do Pé Descalço, em honra de São Domingos (24/6/1170 – 6/8/1221).

Padroeiro de Asseiceira, São Domingos, o santo fundador da Ordem dos Pregadores é homenageado no primeiro fim de semana de agosto.

Assim, no dia 5, domingo, esta freguesia do concelho de Rio Maior celebrou o seu padroeiro, a quem é dedicada a capela local mais antiga, à beirinha do troço da EN1 que atravessa a aldeia de Asseiceira.

Do outro lado da mesma estrada abre-se a zona envolvente da capela de Nossa Senhora do Rosário (dedicada às aparições marianas ocorridas entre 16 de maio de 1954 e 16 de janeiro de 1955 ao vidente Carlos Alberto da Silva Delgado, tinha ele 11 anos de idade). É o Largo de Nossa Senhora, um espaço recentemente qualificado assumindo agora a condição de uma verdadeira praça, agradavelmente ajardinada e florida em pleno estio – um exemplo a ter em conta –, dotada de estacionamento automóvel organizado e largueza para as pessoas estarem e circularem.

O Largo de Nossa Senhora é um exemplo de boas ideias e bom gosto.

O Largo de Nossa Senhora vendo-se ao fundo a capela que lhe é dedicada.

No domingo, durante a manhã foi feito um peditório pelas ruas da freguesia. A Missa estava anunciada para as 15h30, mas o calor que se fazia sentir aconselhou o seu adiamento para as 18 horas. Celebrada pelo pároco, padre Paolo Beretta, foi uma Missa campal.

A Missa campal foi rezada pelo pároco, padre Paolo Beretta.

Os andores dos santos venerados em Asseiceira, na celebração da Eucaristia.

À Eucaristia seguiu-se a procissão, que havia de começar por volta das 19h20, com os andores dos santos venerados na freguesia, o último dos quais era o de São Domingos; a preceder os andores iam à frente um grupo de crianças e os pendões de São Domingos e Santo André (foto no Facebook) que tem capela na Ribeira de Santo André. Depois: a par, o padre Paolo Beretta e a presidente da Junta de Freguesia, Filipa Raimundo que levava ao ombro a bandeira de Asseiceira; a Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira, com o respetivo maestro, Acácio Silva, o presidente, Mário Santos, e o porta-bandeira da associação e, finalmente dezenas de fiéis.

O andor de São Domingos. Atrás, o padre Paolo Beretta e a presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Filipa Raimundo.

Nestas três fotos, a Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira, e perspetivas dos fiéis.

De registar que alguns dos andores eram transportados por senhoras, esfroço a que se juntou Ana Filomena Figueiredo, vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior.

A procissão saiu do Largo de Nossa Senhora e cumpriu um longo percurso passando pela Rua 27 de Junho, Rua da Escola e Rua 16 de Maio tomando depois o troço da Estrada Nacional 1 até à Capela de São Domingos.

A homenagem a São Domingos foi um bonito e marcante momento de fé na principal festa da freguesia de Asseiceira de Rio Maior.

Esta é a capela de São Domingos de Asseiceira.

Texto e fotografias: Carlos Manuel

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado. Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado.
Região | Música Fora de Portas vai fazer-se ouvir em Arrouquelas Região | Música Fora de Portas vai fazer-se ouvir em Arrouquelas
Região | Obras no IC2 de Asseiceira a Freires estão previstas para 2019 Região | Obras no IC2 de Asseiceira a Freires estão previstas para 2019
Região | SerMaior já coligiu 21 ideias para o concelho de Rio Maior Região | SerMaior já coligiu 21 ideias para o concelho de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.