Região | Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pode ser a Best in the World

Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo é candidata a Melhor do Mundo na sua categoria

A Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo foi a vencedora nacional na categoria «Countries – Regions – Local» e é agora candidata ao título The Best in the World, promovido pelos Gourmand World Cookbook Awards.

A capa dos volumes I e II da Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo. Foto: CIMLT.

A obra editada pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com a Confraria da Gastronomia do Ribatejo, entra agora em competição com as obras vencedoras noutros países. A vencedora será conhecida entre os dias 21 e 22 de Março, numa cerimónia a ter lugar em Paris.

A Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo, lançada em finais de 2018, contém cerca de 600 receitas tradicionais e resulta de uma vasta pesquisa e de mais de uma centena de entrevistas, realizadas pela Confraria da Gastronomia do Ribatejo ao longo de cerca de dois anos, no âmbito do projeto de valorização, salvaguarda e promoção da gastronomia e dos produtos ribatejanos, implementado pela Entidade Regional de Turismo do Ribatejo.

Composta por dois volumes, a Carta Gastronómica reflete os aspetos históricos da alimentação há mais de 50 anos, do ponto de vista etnográfico e social, e também apresenta a importância da carne de touro bravo na gastronomia regional e um conjunto de receituários antigos transmitidos oralmente, que podem inspirar os novos chefs.

Nota da redação

Por falar desta candidatura da Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo, recordamos que quatro restaurantes de Rio Maior foram os primeiros da região a receber da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo os certificados atribuídos àqueles que integraram o Guia dos Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo, que pode consultar aqui:

A entrega dos referidos certificados foi feita no âmbito do ato inaugural da Feira Nacional da Cebola de Rio Maior – FRIMOR 2018, no qual esteve presente Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Palhinhas Gold (cidade), Salarium (Salinas de Rio Maior), Terra Chã (Chãos – Alcobertas) e O Pancinhas (cidade) são esses restaurantes do concelho de Rio Maior que viram a sua excelência reconhecida e como tal certificada.

Este assunto está publicado em: http://www.regiaoderiomaior.pt/index.php/regiao-4-restaurantes/

Categorias:Nacional Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Aproximam-se as Tasquinhas de Rio Maior 2019 Região | Aproximam-se as Tasquinhas de Rio Maior 2019
Região | Ecologia e Ambiente – A degradação da fertilidade do solo Região | Ecologia e Ambiente – A degradação da fertilidade do solo
Região | Grande Prémio Internacional em Marcha Atlética – 6 de Abril Região | Grande Prémio Internacional em Marcha Atlética – 6 de Abril
Região | Carnaval no Rio: Alienistas e Génios da Lâmpada Mágica, 1.ºs Região | Carnaval no Rio: Alienistas e Génios da Lâmpada Mágica, 1.ºs

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.