Região | Cartoonista António Maia distinguido pelo Rotary de Rio Maior

O Rotary Club distinguiu o Cartoonista António Maia com o reconhecimento «Mérito Carreira» e três técnicos como «Profissional do Ano 2018/2019».

No seu já tradicional jantar anual de «Reconhecimento Profissional», o Rotary Club de Rio Maior distinguiu com o «Reconhecimento Carreira» o Cartoonista António Maia e como «Profissional do Ano 2018/2019», o Eletromecânico Especializado Carlos Beirante, o operador Programador de Torno CNC Carlos Abrantes e o Operador Programador de Robot de Soldadura, Nuno Rosa.

A mesa da presidência: da esquerda para a direita, Luís Miguel Soares Rodrigues, Ilda Braz, António Figueiredo, Isaura Morais, Maria Manuela Franco da Silva e Lino Rafael Serralheiro.

O jantar teve lugar na Quinta das Acácias, a 12 de Abril de 2019. Menos formal do que outros jantares rotários locais, neste dispensou-se a mesa de honra no topo do salão, tendo a «mesa da presidência» sido disposta junto das demais e igual a estas.

O casal Sacadura. José e Luisa são dois dos fundadores do Rotary Club de Rio Maior.

Coube à fundadora do Rotary riomaiorense, Maria Luisa Sacadura, anunciar a composição da «mesa da presidência»: o presidente do clube, António Figueiredo, a governadora do Distrito Rotário 1960, Ilda Braz, a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o presidente do Rotary Club de Santarém (clube padrinho do Rotary Club de Rio Maior), Luís Miguel Soares Rodrigues, a presidente do Rotary Club de Caldas da Rainha e governadora assistente do Distrito Rotário 1960, Maria Manuela Franco da Silva e o presidente do Rotary Club da Benedita, Lino Rafael Serralheiro.

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes neste jantar outros associados do Rotary Club de Rio Maior, representações rotárias de Almada, Benedita, Caldas da Rainha e Santarém e, entre os convidados, o vice-presidente do Município Luís Santana Dias e os vereadores Miguel Santos, Daniel Pinto e Ana Filomena Figueiredo, a provedora da Santa Casa da Misericórdia Maria José Figueiredo, o vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém João Moutão, a presidente da direção e a presidente da mesa da assembleia da Associação Cultural do Concelho de Rio Maior, respetivamente Lília Frazão e Manuela Fialho, o diretor do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal Carlos Ribeiro e a presidente da Via Vitae Elizabete Granja.

A Saudação às Bandeiras, é uma das cerimónias dos encontros rotários.

Cumprida a Saudação às Bandeiras (Ilda Braz na de Portugal, Isaura Morais na de Rio Maior, António Figueiredo na do Rotary Club de Rio Maior e Luís Rodrigues na da Fundação Rotária), António Figueiredo fez uma breve referência à grande finalidade do movimento Rotário que é contribuir com as suas atividades e iniciativas para “um Mundo melhor”

Passou-se, então, ao motivo principal da noite: o Reconhecimento como Profissional do Ano 2018/2019 a cada um de três técnicos e o Reconhecimento «Mérito Carreira» a António Maia.

Fundamentos para o reconhecimento POFISSIONAL DO ANO 2018/2019

Da esquerda para a direita: António Figueiredo e Isaura Morais que a convite do presidente do Rotary Club de Rio Maior entregou os certificados aos Profissionais do Ano, Miguel Rosa, Carlos Beirante e Carlos Abrantes.

Δ O Rotary Club de Rio Maior distinguiu com o reconhecimento «Profissional do Ano 2018/2019», pelas qualidades técnicas no desempenho das suas funções, pelo empenho e comprometimento para com o desenvolvimento do seu meio laboral e também pelo apoio, companheirismo e motivação dos seus colegas:

  • Carlos Eduardo Henriques Beirante – Eletromecânico Especializado.
  • Carlos Miguel Monteiro Abrantes – Operador Programador de Torno CNC.
  • Nuno Miguel Neves Terrinca Rosa – Operador Programador de Robot de Soldadura. Δ

Razões para o reconhecimento MÉRITO CARREIRA ao Cartoonista António Maia

Luís de Deus, responsável do protocolo do Rotary Club de Rio Maior leu as razões para o reconhecimento do Mérito Carreira ao Cartoonista António Maia, que estava acompanhado da governadora Ilda Braz e do presidente do Rotary riomaiorense, António Figueiredo.

Δ ANTÓNIO MARIA DE ALMEIDA CALADO DA MAIA, natural de Rio Maior, nasceu em 1951. Artista plástico e jornalista, divide a sua atividade entre o cartoon e a pintura.

Frequentou os cursos de Sociologia, Direito e História da Arte.

Começando a publicar cartoons em 1978 no Semanário Edição Especial, desde 1979 apresenta os seus trabalhos nos jornais Tempo, a Tribuna e Expresso, no Semanário, a Capital, no jornal 24 Horas e colaborou nas revistas Fortuna e Villas & Golfe; colabora atualmente na Golf.

ANTÓNIO MAIA,

Publicou cartoons no jornal Ribatejo. No presente, publica cartoons nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Algarve. Tem feito, desde o início, inúmeras exposições individuais e coletivas, quer de cartoons quer de pintura, em Portugal, como nas Galerias de Vila Franca de Xira, Estoril, Caldas da Rainha e Abrantes, entre outras, e também na cidade de Rio Maior. No estrangeiro tem participado em diversos Salões Internacionais no Brasil, Bélgica, França e Alemanha.

Ganhou os Prémios «Desenho do Ano – Salão Nacional de Caricatura de Vila Real» em 1987, os de «Cartoon de Imprensa» de Porto de Mós e Oeiras, em 1990, 1992 e 1995, entre outros.

Em parceria com outros cartoonistas (António, Cid, Vasco, Bandeira…) publica na série Cartoons do Ano desde 1990, tendo também publicado individualmente livros, como «Eu estou aqui», em 1983 e «Mangas de Alpaca», em 1984, «Nonsense & Cª», em 1986, «Naturalmente», «Maia-Vinte Anos», em 1998.

António Maia mostra o certificado da distinção, entre António Figueiredo e Ilda Braz.

Está representado nos museus Samsung em Basileia, Suíça, na cidade de Bona no Herausgeber-Haus der Bumdesrepublik, e em inúmeras coleções particulares.

Nesta sua expressão que individualiza António Maia como notável cartoonista, entendemo-la como a vantagem de dispensar palavras, ou quase, e de forma humorística e caricatural, chegar a todos “dizendo”, olhando personagens e momentos representados, por economia, verdades que o tempo não apaga.

O Rotary Club de Rio Maior distingue António Maia pela sua obra como cartoonista, artista silencioso da nossa terra, que uma vez mais ilustra o cartaz das Tasquinhas e que hoje reconhece com o «Mérito Carreira», neste seu quadragésimo ano de caminho. Δ

António Maia recebeu o certificado da distinção, das mãos da governadora do Distrito Rotário 1960, convidada a fazê-lo pelo presidente do Rotary Club de Rio Maior, António Figueiredo.

Texto: CD. Fotos: Carlos Manuel

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional
Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia
Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo
Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.