Região | COP distinguiu treinadoras pelo seu exemplo inspirador

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher o COP distinguiu mulheres treinadoras

As treinadoras distinguidas pelo COP, pelo seu exemplo inspirador. Foto: COP.

Na última segunda-feira, 11 de Março, o COP – Comité Olímpico de Portugal assinalou o Dia Internacional da Mulher, que se comemorou a 8 de Março, distinguindo 11 treinadoras cujo currículo desportivo considera ser de referência.

Uma das treinadoras distinguidas é Teresa Barata, da área do Basquetbol. Reside há muitos anos em Rio Maior.

O mérito desportivo no alto rendimento; o pioneirismo em modalidades predominantemente dominadas por homens; em modalidades que, pela sua natureza e história, têm uma maior incidência de elementos do sexo feminino; o facto de serem treinadoras de diferentes gerações; e treinadoras dentro do movimento olímpico e não olímpico; com destaque no trabalho realizado ao nível dos escalões de formação, eis os critérios que estiveram na base da distinção.

As treinadoras distinguidas são: Adelaide Patrício (Voleibol), Ana Hormigo (Judo), Anabela Leite (Atletismo), Cristina Claro (Patinagem), Cristina Gomes (Ginástica), Dina Pedro (Muaythai), Helena Barros (Natação), Helena Costa (Futebol), Leonor Peralta (Ténis), Paula Castro (Andebol) e, como já se referiu, Teresa Barata (Basquetebol).

TERESA BARATA. Foto do arquivo do jornal Região de Rio Maior.

Teresa Barata é treinadora de Basquetebol há 33 anos. “Destaca-se nos escalões de formação, com sucesso em vários projetos em diferentes zonas do país, tais como a ADC da Escola Diogo Cão em Vila Real e União Desportiva Oliveirense. Faz parte da Equipa Técnica Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol, estando ligada ao treino das seleções nacionais femininas. Destacou-se com o 2.º lugar alcançado no Campeonato da Europa de Sub-16 em 2015, em Matosinhos” (n.r.: é mãe da basquetebolista Mariana Barata). “É professora de Educação Física e Desporto Escolar e Formadora da FP Basquetebol”.

Refere a comunicação do COP que Teresa Barata terá declarado, a propósito da distinção de que foi alvo: “É uma honra imensa. É um orgulho. A minha paixão é o ensino do jogo, por isso ainda achei mais curiosa esta nomeação. Nós também ganhamos medalhas, que é vê-los crescer.”

Intervieram nesta sessão:

⇒ Rita Nunes, diretora do Departamento de Estudos e Projetos do COP – “Só nos Jogos Olímpicos de Helsínquia 1952 Portugal teve as primeiras atletas olímpicas (…) E “só nos Jogos Olímpicos de Londres 2012”, portanto 60 anos depois de Helsínquia, “todas as delegações incluíram mulheres atletas.”

⇒ Elisabete Jacinto, presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, lembrou que “a Comissão Europeia pretende (…) uma representatividade de 40% de mulheres em cargos dirigentes” e que “em Portugal” as mulheres no desporto “são 12,6%, um dos valores mais baixos”, concluindo: “O que foi feito não fo i seguramente suficiente”.

⇒ Sameiro Araújo, numa conferência que deu, refletindo sobre a «Mulher e Trabalho», «Mulher e Família» e «Mulher e Desporto» veio a comentar que “há ainda, em Portugal, atletas que têm dificuldades em aceitar serem comandados por mulheres treinadoras”. Sameiro, recorde-se, esteve na base do êxito de atletas como Conceição Ferreira, Albertina Machado, Manuela Machado, Jéssica Augusto e Dulce Félix.

⇒ José Manuel Constantino, presidente do COP, realçou a qualidade das profissionais homenageadas, reconheceu personificarem “exemplos inspiradores” e admitiu haver “um longo caminho a percorrer” para vencer os obstáculos acentuados que ainda se colocam à mulher no desporto português.

⇒ João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, afirmou continuar “a fazer sentido comemorar o Dia Internacional da Mulher, porque em cada 100 treinadores 14 são mulheres. Temos de nos empenhar em ter mais treinadoras”.

Categorias:Desporto Tags: , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | GNR promove Caminhada pela Floresta em 21 de Março Região | GNR promove Caminhada pela Floresta em 21 de Março
Região | Grande Prémio Internacional em Marcha Atlética – 6 de Abril Região | Grande Prémio Internacional em Marcha Atlética – 6 de Abril
Região | Isaura em Academia de Formação Política para Mulheres Região | Isaura em Academia de Formação Política para Mulheres
Região | Proteção Civil com exposição no W Shopping em Santarém Região | Proteção Civil com exposição no W Shopping em Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.