Região | «Do Torricado à Lapardana», em Aveiras de Cima


«Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica», em Aveiras de Cima

Nos dias 9 e 10 de Março, o Mercado Diário de Aveiras de Cima será palco do acontecimento gastronómico Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e o Município de Azambuja.

O mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos Casais que a rodeiam. Algumas dessas pessoas irão confecionar estas iguarias ao vivo, como eram preparadas antigamente, partilhando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade atual.

Nesta viagem Do Torricado à Lapardana, vão ser protagonistas o famoso e ribatejano Torricado, a açorda, o açordão, a sopa de cardos, a sopa da avó, as misturadas, a sopa de mostarda, a sopa de batata, o arroz de feijão, as pataniscas de bacalhau e a Lapardana, entre outros.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 9 estarão presentes o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, a Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima «Cantares de Sempre» e para o bailarico, o Hugo Sampaio. Para o dia 10 está marcada a atuação do Grupo Tradicional «Os Casaleiros» dos Casais de Brito de Azambuja, a Banda Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e o Rancho Folclórico de Aveiras de Cima.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o kit de acesso à entrada do evento, que tem um custo de 10 euros e dá direito a uma prova gastronómica que inclui uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são oferta para recordação.

A história começa a ser contada no dia 9, com o evento aberto ao público entre as 18h30 e as 2 horas. Domingo, dia 10, o horário será entre as 12 e as 20 horas.

Esta iniciativa é integrada na marca «AZAMBUJA – TERRA DO TORRICADO», promovida pelo Município de Azambuja e que foi apresentada ao público de 4 de outubro a 4 de novembro de 2018. O objetivo é promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. O lançamento oficial ocorreu a 4 de outubro, na Freguesia de Vale do Paraíso, com a Mostra Gastronómica «PARAISABOR». Em novembro, a vila de Azambuja celebrou esta iguaria com a FESTA DO TORRICADO em parceria com o Grupo Desportivo de Azambuja. E durante estes dois meses foi promovido «A Gula» que contou com a adesão de 17 restaurantes, de norte a sul do concelho, os quais apresentaram nas suas ementas os pratos de Torricado.

Fonte: CM Azambuja

Categorias:Património Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Azambuja inaugura Centro de Marcha e Corrida Região | Azambuja inaugura Centro de Marcha e Corrida
Região | Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pode ser a Best in the World Região | Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pode ser a Best in the World
Região | Tem horta ou jardim? Faça compostagem. O ambiente agradece Região | Tem horta ou jardim? Faça compostagem. O ambiente agradece
Região | Gançaria recebe reabilitação na Ribeira de Cima Região | Gançaria recebe reabilitação na Ribeira de Cima

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.